Belo Horizonte comemora o Dia do Capoeirista com oficinas e apresentações em festival gratuito

capoeira
Dia do Capoeirista é celebrado em todo 3 de agosto (Reprodução/Itamaraty)

No dia 3 de agosto é comemorado o Dia do Capoeirista no Brasil, e para celebrar a data, BH irá promover o FIC (Festival Internacional de Capoeira). Entre os dias 9 e 13 de agosto, grandes praticantes da expressão popular estarão em diversos pontos da capital para dar aulas, fazer palestras e apresentações artísticas.

O Grupo Internacional Oficina de Capoeira é o responsável por trazer o festival a BH. A programação é aberta ao público, com cursos, oficinas de confecção e restauração de instrumentos musicais, além do “Arrastão do Bloco da Capoeira”, com apresentações artísticas na Praça Duque de Caxias (confira a programação completa abaixo).

Dentre os capoeiristas convidados, estarão presentes praticantes da Europa, Estados Unidos, Colômbia, México, Guiana Francesa e Costa Rica. Mestres e professores brasileiros também estarão presentes, vindos de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rondônia e Rio Grande do Sul.

Programação

No dia 9, a programação acontecerá no bairro Guarani, na Avenida Risoleta Neves, em frente ao CRAS. A partir das 9h, haverá uma oficina de manutenção de instrumentos de capoeira, com o professor Gato Preto, da Guiana Francesa. Às 18h, o espaço irá oferecer uma aula de capoeira infantil.

Já no dia 10, haverá uma aula de capoeira e dança afro com Mestre Ray e Gavião, a partir das 18h, no Espaço ODC (Rua Pouso Alegre, 854, Floresta). No dia 11, o movimento ocupará a Praça Duque de Caxias, (Santa Tereza), com confecção de instrumentos, apresentações e oficinas culturais com o Bloco da Capoeira BH.

O dia 12 será marcado por uma programação especial, que contará com palestras, certificação de formandos, roda de capoeira e entrega do prêmio de melhores do ano, na Praça da Estação. A partir das 18h, convidados como Dr Marcelo Colen, Dr. Paulo H.M. da Silva, Mara Catarina e Álan Pires estarão presentes no festival.

Marcelo Colen, palestrante convidado (Divulgação/FIC)

Dia 13 será o último dia da programação aberta ao público, e contará com vivências e treinamentos com convidados especiais, a partir das 9h, no CRJ (Centro de Referências da Juventudes). Os interessados podem adquirir os ingressos pelo preço de R$ 100, que incluem as aulas e uma camisa do festival (clique aqui).

Sobre a capoeira

A capoeira é uma das manifestações culturais mais marcantes no Brasil. Originada no século 17, a atividade surgiu dentro dos primeiros movimentos de fuga dos negros escravizados. A palavra vem do tupi-guarani cáa-puêra, que significa “mato que já foi”.

Anota aí:

FIC – Festival Internacional de Capoeira

Data: 9 a 13 de agosto

Ingressos para a vivência do dia 13/8: https://www.sympla.com.br/evento/vivencias-camisa-fic-festival-internacional-de-capoeira-2022/1659913?lang=PT

Programação completa do Festival Internacional de Capoeira 2022 (Divulgação/FIC)
Edição: Roberth Costa
Andreza Mirandaandreza.miranda@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Comentários