O CCBB Educativo, em BH, vai promover uma programação de atividades gratuitas na “Semana da Consciência Negra”. Entre os dias 20 e 27 de novembro, o público poderá participar de apresentações artísticas, palestras, rodas de conversa e oficinas, com destaque para a Visita Teatralizada Rainha Conga.
Com essa programação, o CCBB-BH tem como objetivo proporcionar um mergulho nas tradições afro-brasileiras, pensando novos caminhos para a educação antirracista.
Visita Teatralizada Rainha Conga
Abrindo a programação, no dia 20 de novembro, haverá a Visita Teatralizada Rainha Conga, às 18h, no Hall Liberdade do CCBB. A apresentação trará a personagem Dominga, A Rainha Conga, que vai resgatar histórias do congado mineiro.
Ela chegará ao CCBB para fazer uma visita à amiga Maria do Arraial e, em meio a isso, vai desvendar o espaço, cantando e contando narrativas da tradição afro-mineira. A esquete será apresentada novamente no dia 26 de novembro, às 18h.
Oficina imersiva
Na quinta e na sexta-feira (23 e 24) haverá a oficina imersiva “Encantoar: reconhecendo a música individual a partir da escrevivência musical”, de 15h às 18h. A cantora e atriz Michele Bernardinho vai conduzir a atividade, que recuperará palavras e ritmos de cada participante.
Os dois encontros terão como referência alguns estilos musicais da diáspora negra e são indicados para maiores de 16 anos. As inscrições acontecem neste link.
Contação de histórias
Nos dias 25 e 26, haverá a série de contação de histórias “Em Cantos e Contos”, com as tradições afro-brasileiras como tema. O público será convidado a vivenciar experiências a partir de obras literárias que abordam a cosmogonia africana. A atividade acontecerá às 14h e às 16h.
Josemeire Alves Pereira, gestora da Associação Cultural Casa do Beco, é a convidada da série de debates “Chá entre Nós”, no dia 25, às 10h30. No bate-papo, Josemeire vai compartilhar as experiências sobre a casa, que é pautada pela luta e pela conquista de um território de lazer para a periferia.
Para participar do bate-papo, inscreva-se neste formulário.
Encerramento com show
Fechando a programação da Semana da Consciência Negra no CCBB-BH, a cantora Michele Bernardino fará, no dia 27, às 19h, o show “Arruda”. A artista apresentará uma narrativa que transita pelos espaços de sua casa para falar sobre insegurança, afetos e autoconhecimento, por meio de músicas e poemas.