A próxima edição do Cura (Circuito Urbano de Arte) em Belo Horizonte já tem data marcada! Entre os dias 17 e 27 de outubro, novos locais na capital mineira vão receber toda a autenticidade das artes do evento. Enquanto a edição da capital mineira não começa, o festival de arte pública desembarca em Manaus (AM), nesta quarta-feira (7), para a segunda edição no estado amazonense, que irá até o dia 17 de agosto.
A sétima edição Cura em BH aconteceu em 2022 e teve como tema principal a “Terra”, abordando territorialidade, agricultura responsável e ancestralidade. A oitava edição partiu para Manaus, no ano passado, para colorir o Largo São Sebastião, no centro histórico da capital amazonense.
Os artistas Duhigó e Rember Yahuarcani vão começar as pinturas das empenas em Manaus nesta quarta-feira. As empenas dos edifícios Mônaco e Monte Carlo serão transformadas e farão parte do Mirante de Arte Mural Amazônica, iniciado pelo circuito de arte na edição do ano passado. As obras serão finalizadas no dia 17 de agosto.
A edição 2022 marcou o retorno do festival de arte às ruas de Belo Horizonte, que estava com a programação cultural pausada por causa da pandemia. A artista baiana Selma Calheira montou uma instalação na Praça Raul Soares, e as empenas dos edifícios Copacabana, Roma e Rochedo e o Hotel Sorrento receberam as artes de Pedro Neves, Sueli Maxakali, MST e Willand Cabal, respectivamente.
Relembre algumas artes de edições anteriores do Cura na capital mineira: