Samba, shows e filmes: Fim de semana em BH tem atrações voltadas para mulheres; confira

dia das mulheres agenda
Show de Mariana Nunes está na agenda de Dia das Mulheres em BH (Divulgação/Júlia Lanari)

Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, data que marca os anos de luta por igualdade de gênero e contra violências e discriminação. BH oferece uma agenda, neste fim de semana, voltada para a reflexão e celebração da resistência das mulheres. Samba, shows e filmes estão na programação. Confira!

Quilombo do Samba no Aquilombar

O evento “Quilombo do Samba” fará a edição “Matriarcado” no Aquilombar, no próximo domingo (10). A iniciativa celebrará a trajetória das mulheres pretas sambistas de Belo Horizonte.

A programação terá Dona Jandira, Coletivo Donas de Si, Dona Eliza, Resenha Delas, DJ Kingdom e DJ Black Josie. O evento irá das 15h até às 22h. Os ingressos custam R$ 15 e estão disponíveis neste link.

Endereço: Rua Itapecerica, 865 – Lagoinha

Mariana Nunes homenageia Rita Lee e Gal Costa

A cantora belo–horizontina Mariana Nunes vai homenagear dois ícones da MPB (Música Popular Brasileira) com o show gratuito “LeeGal”, neste sábado (9). O tributo à Rita Lee e Gal Costa acontecerá no Memorial Vale, a partir das 16h.

Quem comparecer no evento vai curtir os maiores sucessos de Rita e Gal em um tom dançante e animado. O show terá interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Cada pessoa tem direito a retirar um ingresso a partir das 15h no Memorial Vale.

Endereço: Praça da Liberdade, 640 – Savassi

Equipamentos culturais de BH

Os equipamentos culturais da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) estão oferecendo atividades durante todo o mês de março em homenagem às mulheres. Confira a agenda deste fim de semana:

Centros culturais, centro de referência e biblioteca

  • Exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas”, de 5 a 29 de março, no horário de funcionamento do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira: destacará a presença feminina no mundo dos quadrinhos;
  • Exposição “A mulher em minha vida: Heroísmo e Ternura”, de terça à sexta–feira, das 9h às 19h | Sábados, das 9h às 17h, no Centro Cultural Salgado Filho;
  • Exposição “Matriarcas da Serra: Fotografias e relatos”, de terça à sexta–feira, das 9h às 19h | Sábados, das 9h às 17h, no Centro Cultural Vila Fátima;
  • Destaque nas atividades para obras de autoria feminina na BPIJ-BH (Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte) durante todo o mês de março.

Cinema

Cine Santa Tereza

O Cine Santa Tereza está promovendo a “V Mostra Diálogos pela Equidade: Mulheres Plurais”, que irá até o dia 17 de março. A atividade homenageia Marcélia Cartaxo e oferece uma programação que prioriza produções assinadas por mulheres.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela Sympla ou na bilheteria do Cine Santa Tereza, 30 minutos antes da sessão. Confira o que vai rolar neste fim de semana:

  • Homenagem a Marcélia Cartaxo, dia 8/3, às 19h: filme “O seu amor de volta (mesmo que ele não queira)”. A sessão será comentada pela atriz Marcélia Cartaxo e pelo diretor Bertrand Lira;
  • Mulheridades: feminismo, ativismo e direitos humanos, dia 9/3, às 19h: filme “A Casa de Dona Helena Greco”. A sessão será comentada pela diretora e equipe do filme;
  • Produção feminina mineira e contemporânea + mulheres negras e mulheres indígenas, dia 10/3, às 16h30: documentários “Marlene Dança o Mundo” e “Cacica – A Força da Mulher Xavante”;
  • Produção feminina mineira e contemporânea, dia 10/3, às 19h: documentário “Cambaúba”.

Mostra no Palácio das Artes

O Palácio das Artes está exibindo produções cinematográficas femininas durante este mês, na quarta edição da mostra “Clássicas: Mulheres na Direção”. Mais de 40 obras estão sendo exibidas.

Os ingressos são distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro, 1 hora antes da sessão. Veja os filmes que serão exibidos neste fim de semana:

  • Dia 8/3:
  • A Hora da Estrela, às 19h30: sessão comentada pela psicanalista Heloísa Bedê;
  • Dia 9/3:
  • Lançamento do projeto Coleção Gentes, às 10h;
  • Maria Antonieta, às 15h;
  • Mamma Mia!, às 17h15;
  • Adoráveis Mulheres, às 19h30;
  • Dia 10/3:
  • Aos Treze, às 18h;
  • Ligadas pelo Desejo, às 20h.

Museus

  • Oficinas de crochê, nos dias 8, 9, 20 e 28, das 14h às 18h, no Museu da Moda: participantes vão aprender a confeccionar toucas infantis que serão doadas à Creche Clara Nunes;
  • Mostra “Rostos da Pampulha”, dia 8/3, de 10h às 18h, na Casa do Baile: a mostra ocupará o Espaço Cobogó e apresentará mulheres emblemáticas da história da Pampulha;
  • “Visita Mediada aos Jardim dos Afetos de Dona Juracy”, dia 9/3, às 15h, no Museu Casa Kubitschek: participantes poderão explorar os jardins cuidados por Dona Juracy Guerra e participar de uma oficina de carimbos botânicos.

Teatro

Espetáculo de dança “Mulheres em Movimento”, dia 8/3, às 18h30, no Teatro Raul Belém Machado: dirigido por Karita Salis, apresenta uma homenagem à força, resiliência e diversidade das mulheres em todo o mundo, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi (ingressos na bilheteria do teatro ou no site).

Orquestra Sinfônica

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais vai celebrar compositoras e instrumentistas mineiras no “Concertos da Liberdade – Mulheres Lendárias”. O evento acontecerá nesta sexta-feira (8), no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, às 20h.

O objetivo do concerto é reforçar o protagonismo feminino por meio de um espetáculo construído em torno das obras das compositoras mineiras Maria Helene Rosas Fernandes e Dinorá de Carvalho. Os ingressos custam R$ 15 neste link.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!