O Instituto Hahaha vai celebrar 12 anos de existência com uma programação gratuita, que começará no mês de julho, em Belo Horizonte. Haverá cortejo musical da trupe, espetáculos, exposição de fotografias, mostra artística, lançamento de livro, documentário e muito mais.
Há 12 anos, a organização promove a arte da palhaçaria em espaços de saúde e de acolhimento. Fundado por Elen Couto, Eliseu Custódio e Gyuliana Duarte, o instituto tem como objetivo colocar o riso a serviço da vida, garantindo o acesso à arte e à cultura para pessoas de todas as idades.
Com exceção do documentário, toda a programação de comemoração ocorrerá na sede da organização, no bairro Santa Tereza.
Hahaiá do Hahaha
Os festejos começarão no dia 6 de julho, com o cortejo musical de palhaços “Hahaiá do Hahaha”, a partir das 19h. Essa será a primeira vez que a trupe fará uma apresentação aberta ao público. O repertório incluirá um cancioneiro típico das festas juninas que acontecem em MG.
“Este ano a proposta é fazer o caminho inverso”, disse Eliseu. “Vamos abrir as portas de nossa sede na rua Estrela do Sul, 126, no bairro de Santa Tereza, para receber a contagiante alegria que percorre os corredores dos hospitais em dias de cortejo”.
Exposição ‘A Arte do Encontro’
No dia 20 de julho, a organização estreará a exposição “A Arte do Encontro”, que vai ficar em cartaz até setembro. Serão duas mostras inspiradas na trajetória do grupo, sendo uma de fotografias de Carol Reis, e outra de artes plásticas de artistas mineiros e residentes em MG.
Carol Reis acompanha o trabalho do instituto desde a fundação. A mostra de fotografias será uma seleção de 30 imagens inéditas dos palhaços atuando nos hospitais. Já as obras dos artistas plásticos revelarão momentos de trajetória do grupo por meio de aquarelas, guache, nanquim, entre outras técnicas.
Lançamento de livro
Também está marcado para o dia 20 de julho o lançamento do livro “Viva – Minha História Virou Arte”. A obra registra o processo criativo da peça “Viva!”, escrita pelo palhaço Nereu Afonso da Silva. O espetáculo aborda a vivência de quatro palhaços do instituto junto com idosos moradores de instituições de BH.
“A proposta do livro é dividir com o público o registro sobre o rico processo de coleta de histórias para criação do espetáculo, a partir do encontro entre os palhaços e as pessoas idosas”.
Clínica Hahaha
Entre os meses de agosto e novembro, a organização promoverá a “Clínica Hahaha”, que nada mais é do que abrir a sede para pessoas de todas as idades entrarem em contato com os recursos artísticos utilizados pelos palhaços durante os atendimentos nos hospitais.
Os encontros serão uma vez por mês, com duração de três horas. Nesse tempo, os visitantes poderão acessar jogos cênicos, jogos de palhaçaria, brincadeiras, músicas, trabalho corporal, dança, meditação e conversas. Os interessados devem se inscrever gratuitamente neste link.
“A alegria eleva a imunidade da pessoa. Precisamos, portanto, elevar a imunidade das pessoas dentro e fora dos hospitais. A Clínica é uma brincadeira despretensiosa de abrir a sede e oferecer o que sabemos fazer, ou seja: arte e muita bobagem!”, afirmou Eliseu.
Confira a programação:
- 10/08, sábado, – 10h às 12h – oficina para crianças e adolescentes e seus cuidadores/familiares;
- 12/09, quinta-feira – 15h às 17h – oficina voltada para pessoas idosas (café, corpo e palhaçaria);
- 8/10, terça-feira – 19h às 22h – oficina voltada para adultos – brincadeiras de crianças;
- 12/11, terça-feira – 19h às 22h – oficina voltada para mulheres pretas.
Documentário ‘Rir é resistir’
Por fim, a estreia do documentário “Rir é resistir” ocorrerá no dia 18 de agosto, no Cine Santa Tereza. Dirigido por Nathália Perdigão e Alex Queiroz, a obra apresenta a trajetória de atuação do Instituto Hahaha nos hospitais e ambientes em que a palhaçaria se faz necessária.
“Escutar os depoimentos de cada paciente, desde as crianças às pessoas idosas e seus acompanhantes, com suas histórias de vida e o marco desse encontro transformador com o Hahaha, marca a memória da Organização”, declarou Gyuliana Duarte.
Anota aí:
Instituto Hahaha celebra 12 anos
- Cortejo musical Hahaiá do Hahaha, dia 6/7, às 19h
- Exposição A Arte do Encontro, de 20/7 a 28/9
Terças e sextas-feiras, de 13h às 17h
Visitas agendadas para escolas da rede pública neste link.
- Lançamento do livro Viva – Minha história virou arte, dia 20/7, às 19h
- Clínica Hahaha, de agosto a novembro (confira a programação acima)
- Documentário no Cine Santa Tereza, dia 18/8, às 16h30
- Números de cabaré, dia 23/8, às 20h