Programação gratuita em BH tem cortejo, espetáculo e festival neste fim de semana

bloco encanto grupo corpolitico leo gandelman
Confira abaixo a programação gratuita em BH para este fim de semana (Divulgação/Bloco do Encanto + Grupo Corpolítico + Jeferson Hermida)

Sextou e o descanso, para muitos, bate à porta. Para aproveitar o tempo livre, atividades culturais são uma ótima opção, seja sozinho ou na companhia de quem a gente gosta. Abaixo, confira a programação cultural gratuita em BH para este fim de semana e escolha aquele que mais combina com você.

Cortejo do Bloco Encantado

Abrindo a programação gratuita em BH, a mestre angoleira Alcione Oliveira conduzirá um cortejo do Bloco Encantado, nesta sexta-feira (19), às 19h, no Floresta. O evento sairá da Praça Comendador Negrão de Lima e percorrerá as ruas da capital.

O cortejo com Alcione faz parte da sexta edição do LAB_rinto: desequilíbrios na escuta. O festival tem como objetivo promover a junção do público belo-horizontino interessado na música afro–latina com músicos contemporâneos.

A base musical do Bloco Encantado é o maracatu de baque virado e outros ritmos da cultura popular afro–brasileira.

Endereço: Praça Comendador Negrão de Lima, Floresta
Data: 19 de maio

Alcione Oliveira com o Bloco Encantado, responsáveis por abrir a programação gratuita de BH deste fim de semana (Divulgação/Bloco Encantado)

Espetáculo ‘Barravento’ com Grupo Corpolítico

O funk será protagonista do espetáculo de dança “Barravento”, do Grupo Corpolítico, que estreia nesta sexta-feira (19), no Teatro Francisco Nunes. A apresentação começará às 20h. Serão 9 bailarinos em cena fazendo um percurso pelos ritmos e gestos trazidos do povo Bantu, Malê, Yoruba e Nagô.

O espetáculo será inspirado nos ritmos africanos, remontando a origem do funk por meio de um diálogo entre dança, música e história. Dança contemporânea e releituras do soul e do passinho de BH farão parte da cronologia proposta pelo grupo.

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1321 – Centro
Data: 19 de maio

Grupo Corpolítico fará estreia do espetáculo Barravento (Divulgação/Grupo Corpolítico)

Oficina de bordado no CCBB

O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) vai celebrar o Dia Internacional dos Museus com a oficina de bordado focada na natureza. Para participar é necessário solicitar inscrição por meio do e-mail

A atividade “BordAÇÃO: Plantas em risco de extinção no Brasil” acontecerá neste sábado (20), das 10h30 às 13h30. Nela, o público poderá escolher uma das mais de 4 mil espécies da flora brasileira que estão ameaçadas de extinção para bordar.

Haverá um bate–papo durante a oficina com um especialista em biologia e sustentabilidade sobre o que pode ser feito para preservar a flora brasileira e seu envolvimento no combate à mudança climática. que une o bordado e a natureza.

Como participar?

Os interessados na atividade devem solicitar inscrição pelo e-mail [email protected]

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Data: 20 de maio

Atividade de bordados no CCBB faz parte da programação gratuita de BH (Amanda Dias/BHAZ)

BH Cult com Leo Gandelman

Neste sábado (20), os projetos BH Cult e Música na Árvore trarão os artistas Leo Gandelman, João Vianna, BH Hoppers, Will Mota Trio e Charanga Pop para shows na Praça Mendes Júnior, na Savassi.

O evento acontecerá do meio dia às 20h, com a ideia de unir música a gastronomia. Haverá palestra e degustação de cervejas artesanais cm Jaqueline de Oliveira da Escola Mineira de Sommelieria. A curadoria gastronômica ficará por conta do chef Beto Haddad.

Programação:

  • 12h: BH Hoppers
  • 12h40: Will Motta Trio
  • 13h40: DJ Fê Lins
  • 15h: Charanga Pop
  • 16h: João Vianna com o show No Stress
  • 17h: DJ Anonymous
  • 18h: Leo Gandelman

Endereço: Praça Mendes Júnior, Savassi (ao lado da Praça da Liberdade)

Saxofonista Leo Gandelman é atração principal da programação gratuita do evento em BH
(Divulgação/Jeferson Hermida)

Exposição do artista plástico Caio Ronin

Morador de uma comunidade próxima ao bairro Palmital, em Santa Luzia, região metropolitana de BH, o artista plástico Caio Ronin participa da programação gratuita de BH com a exposição “Comigo, ninguém pode!”.

A mostra está em cartaz no DiamondMall e ficará até a próxima sexta-feira (26). Esse é o primeiro trabalho solo do artista, em que ele dá poder e protagonismo para as pessoas da periferia. “Aqui estão sendo exaltados, entronados”, afirma Caio.

São 10 telas em tinta a óleo, sendo sete delas retratos de pessoas do entorno do artista que posaram para ele. Todos foram retratados em meio a plantas, como Comigo Ninguém Pode, Espada de São Jorge, Arruda e outras.

Endereço: Avenida Olegário Maciel, 1600 – Lourdes (Piso L3)
Horário de funcionamento: todos os dias, de 10h às 22h

Uma das obras da exposição de Caio Ronin (Divulgação/Comigo, ninguém pode!)

Exposição fotográfica do Instituto Hahaha

A fotógrafa Carol Reis exibirá 30 imagens produzidas por ela dos 10 anos da trupe de palhaços do Instituto Hahaha, anteriormente conhecidos como “Doutores da Alegria”.

Está registrado nas fotografias o trabalho social dos animadores nos hospitais e ambientes de vulnerabilidade social em BH. A exposição “Só o riso cura” está em cartaz no BH Shopping, e ficará até o dia 28 de maio.

Endereço: Rodovia BR-356, 3049 – Belvedere (Piso Mariana)
Horário de funcionamento: todos os dias, de 10h às 22h

Imagem parte da exposição no BH Shopping (Divulgação/Carol Reis)
Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!