Festival ‘Paraíso Veg’ leva comidas deliciosas e adoção de pets ao Museu Mineiro

feira de comida vegana paraíso veg
Feira de comida vegana ‘Paraíso Veg’ reunirá 50 produtores (Divulgação/Rodrigo Oliveira)

O festival de comida vegana “Paraíso Veg” ocupará o Museu Mineiro, em Belo Horizonte, no próximo domingo (21), com sua 31ª edição. Arte, cultura, gastronomia e produtos livres de origem animal serão os principais pilares do evento, que ocorre das 11h às 18h, com entrada gratuita.

Nesta edição, a feira itinerante integrará, pela primeira vez, entre os cerca de 50 produtores, o restaurante Comdaria Guerra. O espaço gastronômico é dedicado à comida vegana, e levará dois pratos de seu cardápio para o festival: strogonoff de cogumelos e baião de dois.

O público poderá experimentar outros alimentos durante a Paraíso Veg, como feijão tropeiro, feijoada de cogumelos defumados, moqueca de banana da terra, arroz cremoso com frutos do mato, hambúrgueres, sanduíches, pães caseiros, tortas doces e salgadas, parmesão de castanha-de-caju, doces, e muito mais.

Paraíso Veg terá barraquinhas com hambúrguer vegano (Divulgação/Rodrigo Oliveira)

Adoção de animais no festival de comida vegana

Um outro destaque do festival será a adoção responsável de cães e gatos, com o Grupo Amor Pet’s. Cerca de 15 animais de estimção estarão disponíveis para o público adotor. Para isso, é necessário ter acima de 21 anos, apresentar comprovante de endereço, CPF e assinar um termo de adoção.

No caso da adoção de gatos, é necessário, também, levar uma caixa transportadora – item obrigatório para a segurança do felino. Todos os animais estão com as vacinas em dia, castrados, desparasidtados e microchipados.

A programação da feira será aberta com um aulão de yoga com Keyla Águida, graduada em Educação Física pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O festival indica que o público leve um tapete de yoga para desfrutar do momento de relaxamento.

Música ao vivo

Já para agitar o Paraíso Veg, o músico e produtor musical DJ Gedeon Antunes irá marcar presença com um set de brasilidades. Durante a pausa, o grupo musical Baioquê se apresentará com releituras de estilos diversos, como pop nacional e internacional, reggae, xote, MPB e samba.

Rodrigo Oliveira, idealizador do Paraíso Veg, diz que levar o evento para dentro do Museu Mineiro é bastante oportuno. “Cada vez mais o festival vem conquistando novos espaços, isso só reforça a cultura do veganismo, que, muito mais do que um modismo, é um estilo de vida”.

“As pessoas estão mais preocupadas com os modos de produção e com os possíveis impactos ambientais relacionados aos seus hábitos de consumo”, afirma Rodrigo.

O evento também terá uma roda de conversa com a convidada da edição, a educadora e especialista em Medicina Integrativa, Zaira Reis. A estudiosa irá compartilhar os princípios da alimentação e nutrição ayurvedica para melhor performance metabólica, e como o ayurveda pode ser aliado ao veganismo.

Programação completa:

11h – início da feira e aulão de yoga com Keila Águeda
11h – música com DJ Gedeon
13h – show ao vivo com Baioquê Duo
14h30 – roda de conversa – veganismo e ayurveda com Zaira Reis
16h – retorno do DJ Gedeon
18h – encerramento

Anota aí:

Festival Paraíso Veg

Data: 21 de agosto
Horário: 11h às 18h
Local: Museu Mineiro | Avenida João Pinheiro, nº 342, Lourdes (ponto de referência: Praça da Liberdade e Detran-MG)
Entrada gratuita

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!