Filmes de Plástico, produtora de Marte Um, busca ator para novo filme; veja como se inscrever

filmes de plástico
Inscrições vão até domingo, e perfil dos candidatos deve respeitar algumas ressalvas (Divulgação)

A chance de estrelar um filme e contribuir para o cinema nacional pode estar mais perto do que você imagina. É que a produtora mineira Filmes de Plástico, premiada pelo filme Marte Um, abriu chamada para teste de elenco de um novo longa-metragem. As inscrições vão até 21 de abril, com algumas ressalvas para o perfil do candidato.

Para o próximo trabalho, a Filmes de Plástico procura meninos negros de 12 a 20 anos. A chamada foi publicada no perfil oficial do cineasta da produtora, Gabriel Martins, que vê o teste como uma “oportunidade massa pra quem tá começando”.

Para participar do teste, basta que o canditato envie um vídeo de apresentação com nome, idade, onde mora e falando um pouco de si para o email [email protected].

Marte Um

O filme Marte Um, da Filmes de Plástico, foi eleito o melhor longa brasileiro pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) em 2023.

Além dele, o filme “Aftersun”, de Charlotte Wells, venceu na categoria de longa-metragem estrangeiro e “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli, foi o mais votado entre os curta-metragens brasileiros.

Entre os nacionais, Marte Um concorreu contra títulos como “A Felicidade das Coisas”, “Carvão”, “Os Primeiros Soldados” e “Seguindo Todos os Protocolos”.

Identidade brasileira

Já imaginou se pessoas de outros países olhassem pra um carrinho de cachorro-quente e pensassem “isso é muito Brasil”? Ou se um gringo, ao passar pela UFMG, falasse “foi aqui que fizeram aquele filme, que legal”? Pois é isso o que acontece há décadas com partes da cultura dos Estados Unidos no cinema, e que uma produtora de Contagem, a Filmes de Plástico, trabalha para criar no Brasil, e mais especificamente em Minas Gerais.

Os diretores Gabriel Martins e André Novais Oliveira foram convidados do Arreda pra Cá, podcast do BHAZ, e falaram sobre a decisão de criar, pela Filmes de Plástico, obras de cinema de sucesso aqui pertinho, em Contagem, na Grande BH. Junto com Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia, eles criaram a Filmes de Plástico em 2009 e, desde então, representam, nos filmes, o que a gente tem de mais Brasil.

“É essa coisa da identificação, né? De mostrar a periferia do jeito que a gente gosta. Com respeito e para as pessoas realmente se identificarem com aqueles lugares, com aquelas pessoas que estão ali também”, destaca André. Já Gabriel afirma que, além de uma questão de identificação, as formas de representação que eles escolhem usar são uma tentativa de criar, do cotidiano em Minas Gerais, uma identidade universal.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!