Belo Horizonte celebra 40 anos de cultura Hip-Hop com programação extensa

Levantamento levará à elaboração de um dossiê (Amanda Amorim/Divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, lança o programa comemorativo “Belo Horizonte Hip-Hop 40 anos”. A iniciativa, conjunta com a sociedade civil, busca promover a cultura Hip-Hop na capital. O trabalho celebra as quatro décadas de existência da vertente cultural na cidade e no Brasil.

Presente em Belo Horizonte desde 1983, o Hip-Hop moldou gerações. Ao longo de 40 anos, o movimento manifestou-se de maneira criativa, com forte identidade local, ocupando o espaço urbano. Entre as formas artísticas mais cultuadas, estão o Ritmo e Poesia (popularmente conhecido como Rap, com MCs e DJs), a Dança (Breaking e outros gêneros), as Artes Visuais (grafite) e a Moda.

Para consolidar o compromisso da PBH com essa cultura, o programa “Belo Horizonte Hip-Hop 40 anos”, que ocorre desde o início de 2023, busca apresentar ao público uma diversidade de eventos, como shows, batalhas de MCs, saraus, slans e bate-papos sobre Hip-Hop. A programação prevê uma série de encontros coordenados pela Prefeitura e por parceiros.

Todas as atrações da PBH são gratuitas, com ingresso que deve ser retirado pelo Sympla ou nas bilheterias físicas dos espaços. Os encontros serão no Teatro Francisco Nunes, no Teatro Raul Belém Machado e no Cine Santa Tereza.

Construção social

Belo Horizonte se destaca como uma das primeiras capitais do país a liderar uma ação significativa sobre o tema. Em diálogo com a comunidade, a PBH elaborou um Plano Municipal com foco em Memória, Mapeamento e Salvaguarda; Fomento artístico e cultural; Formação; Institucionalização e Divulgação da cultura Hip-Hop.

A cidade também instituiu o Fórum Permanente para discutir as políticas públicas da vertente cultural e, por meio da Lei nº 10.114 de 2011, estabeleceu a Semana Municipal do Hip-Hop (12 a 18 de novembro) e o Dia Municipal do Hip-Hop (12 de novembro), para preservar e reconhecer a importância do movimento.

A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a importância das comemorações no contexto histórico e social da capital. “Com essa celebração, reconhecemos e reforçamos a importância desse fenômeno cultural na cidade, por meio do trabalho e resistência de várias gerações”.

Belo Horizonte é tida, nacionalmente, como a capital do Hip-Hop, com inúmeras ações e projetos voltados à cena artística, como Rodas e Encontros no Edifício Palomar e no JK, Festival BH Canta e Dança, Festival Hip-Hop na Veia, Bienal Internacional de Graffiti, entre outros.

A programação “Belo Horizonte Hip-Hop 40 anos” inclui o lançamento do selo comemorativo “BH Hip-Hop 40 Anos”, uma identidade visual coletiva que destaca a produção artística dos artistas locais. Inspirado nas cores das bandeiras africanas, o selo simboliza ação, resistência, perseverança e poder, marcas cravadas da luta preta e, consequentemente, do Hip-Hop.

Confira a programação completa da iniciativa “Belo Horizonte Hip-Hop 40 anos” no portal oficial da cidade ou por este link.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!