BH celebra Dia Nacional das Tradições de Matriz Africana com ato cultural nesta quinta-feira

dia nacional das tradições das raízes de matrizes africanas
O Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas será comemorado em BH com um ato cultural (PBH/Verônica Manevy)

Belo Horizonte vai celebrar o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé com o ato “Zumbi e Dandara Vivem em Nós”. O evento será gratuito e ocorre nesta quinta-feira (21), em frente ao monumento a Zumbi, no bairro Santa Efigênia.

A programação incluirá roda das crianças, roda de capoeira e apresentações artísticas de Afoxé Ilê Odara, Coletivo Casa do Hip Hop Taquaril e Samba de Kilombu. Segundo Pai Ricardo, zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, uma das instituições que realizam o ato, a data deve ser observada por uma perspectiva ampla.

“É um dia para dizer à sociedade que os povos de matriz africana são a base da identidade do país. Um dia para combater o racismo e o racismo religioso. Então, é de suma importância expandir o entendimento desta data. Não é só mais um dia para celebrar”, disse Pai Ricardo.

O ato Zumbi e Dandara Vivem em Nós acontecerá a partir das 18h, em frente ao monumento “Liberdade e Resistência”, criado por Jorge dos Anjos. Às 18h30, haverá a roda de crianças e, na sequência, às 19h30, será a vez da roda de capoeira.

A poeta e slammer Nívea Sabino apresentará uma poesia e um manifesto às 20h. Às 20h30, Afoxé Ilê Odara se apresentará, conduzido por Thirey Ilê Odara. O Coletivo Casa do Hip Hop Taquaril fará o show “Hip Hop faz 50”, às 21h. Por fim, às 21h30, o “Samba de Kilombu” fará uma mistura de samba de caboclo com samba de terreiro, com cantigas e brincadeiras.

  • 18h – Roda das crianças
  • 19h30 – Roda de capoeira
  • 20h – Nívea Sabino
  • 20h30 – Afoxé Ilê Odara
  • 21h – Hip Hop faz 50
  • 21h30 – Samba de Kilombu

Com PBH

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!