Bloco da Língua realiza oficinas de percussão gratuitas para o Carnaval de BH 2023

percussionistas tocando no bloco da língua
Bloco da Língua realiza projeto comunitário com oficinas de percussão nos bairros de BH (Divulgação/Bloco da Língua)

O Bloco da Língua realiza oficinas de percussão gratuitas nos bairros São Salvador e Coqueiros, em BH, e as inscrições já estão abertas. As aulas vão ocorrer até o Carnaval, e têm o objetivo de preparar e reanimar instrumentistas e moradores para realizar o 8° Desfile do Bloco da Língua em 2023.

As oficinas oferecidas são para diversos instrumentos, e não é necessário ter experiência musical prévia para participar. A metodologia é voltada tanto para não músicos quanto para aqueles que já tocam e desejam aprimorar as habilidades.

As aulas são realizadas às terças-feiras, às 15h, na Kolping Minas Gerais (bairro São Salvador); às quintas-feiras, às 19h30, na rua Tigre (bairro São Salvador); e aos domingos, às 10h, no CEVAE (bairro Coqueiros). As inscrições são realizadas por meio do WhatsApp nos números (31) 99411.7346 ou (31) 99380.0369.

Oficinas procuram nova formação para o bloco

As oficinas de percussão são um trabalho comunitário do bairro cujo objetivo é diminuir os impactos da Covid-19 na formação do Bloco da Língua. A comunidade acredita que o tempo e espaço de lazer que o bloco cria pode gerar novas perspectivas para superar os traumas provocados pela pandemia.

Para além das oficinas, o Bloco da Língua realiza outras atividades, como rodas de conversa, palestras e ensaios públicos gratuitos. No último dia 7 de setembro, o bloco conseguiu reunir cerca de 1.000 pessoas em um ensaio no aniversário da Comunidade Kolping Padre Teodoro de Vila Belém, no bairro São Salvador.

Percussionistas no Bloco da Língua (Divulgação/Bloco da Língua)

Sobre o Bloco da Língua

O Bloco da Língua desfilou pela primeira vez em 2014, e vinha realizando cortejos até o surgimento da pandemia, que interrompeu o Carnaval de rua em Belo Horizonte. Os desfiles tinham o costume de seguir pelas ruas do bairro São Salvador e outros da região extremo Oeste e Noroeste da capital.

A bateria do bloco começou com aproximadamente 15 pessoas e sem muitos recursos. Com a ajuda do professor de percussão Aender Reis, o Bloco da Língua conseguiu desfilar pela primeira vez, quando o Carnaval de rua ainda não era tão popular nas periferias de BH.

Já o nome Bloco da Língua surgiu do encontro gastronômico que já era realizado há 13 anos, no bairro São Salvador. O evento é uma confraternização entre amigos, muitos deles músicos e amantes da cultura popular, em que o idealizador Rafael Frois cozinha uma língua de boi ao molho madeira.

Anota aí:

Oficinas de percussão com o Bloco da Língua
Dias, horários e endereços: terças-feiras, às 15h, na Kolping Minas Gerais | Rua Barbosa, 355, São Salvador
Quintas-feiras, às 19h30, na rua Tigre, 175, São Salvador
Domingos, às 10h, no Cevae | Rua Eneida, 1589, Coqueiros
Inscrições gratuitas: (31) 99411.7348 ou (31) 99380-0369

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!