Belotur disponibiliza cadastro para blocos interessados em desfilar no Carnaval de BH 2023

bloco de carnaval
O cadastro para blocos do Carnaval BH 2023 ficou disponível nesta terça-feira (Henrique Coelho/BHAZ)

Blocos de rua interessados em desfilar no Carnaval de BH 2023 já podem se cadastrar na Belotur, a partir de hoje (4). A inscrição garante o planejamento prévio para os desfiles com as demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para o público.

O cadastro será uma das principais ferramentas para planejar a operação do Carnaval de BH de 2023. Por meio dele, as secretarias conseguirão organizar com antecedência as ações necessárias para o funcionamento da capital mineira. O cadastro ficará disponível até o dia 4 de novembro, no Portal da Prefeitura.

“Com o planejamento antecipado, conseguimos estruturar de maneira mais adequada a logística para o Carnaval de BH de 2023. Nosso objetivo é levar novamente a alegria para as ruas e essas informações são fundamentais para que possamos garantir um Carnaval mais organizado, limpo e com mobilidade”, diz Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Requisitos para cadastro dos blocos no Carnaval BH

Confira os principais requisitos para o cadastro dos blocos de Carnaval BH 2023:

  • Limite de tempo da cada desfile: não poderá passar de seis horas (considerando-se o tempo de concentração, desfile e encerramento)
  • Determinados tipos de vias não poderão fazer parte dos desfiles: áreas com risco de alagamento, áreas hospitalares e seus acessos, trechos destinados à programação da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas, viadutos e rota dos Foliônibus.

Blocos que já desfilaram em outras edições do Carnaval de BH poderão cadastrar até 2 desfiles por bloco de rua. Já para os novatos será permitido apenas um. Na inscrição, será necessário informar data, horário, local, concentração, trajeto e dispersão. O Carnaval BH 2023 está previsto para acontecer entre 4 e 26 de fevereiro.

Dúvidas sobre o cadastro

Aqueles que tiverem dúvidas ou dificuldades durante o cadastramento podem acessar o tutorial para cadastro. A Belotur ressalta que é importante que todos os blocos que forem desfilar leiam o guia informativo, que contém informações para auxiliar os organizadores e foliões a colocarem o bloco na rua.

Somente os blocos cadastrados poderão participar do Edital de Auxílio Financeiro, cujas orientações também estão no guia informativo. Para demais esclarecimentos, os representantes dos blocos podem entrar em contato com a Diretoria de Eventos da Belotur, por meio do e-mail [email protected].

Sobre o Carnaval de BH

Consolidada como uma das melhores festas do país, o Carnaval de Belo Horizonte atrai turistas do Brasil e do mundo. Em sua última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando pela cidade, espalhados em mais de 500 atrações.

A organização espontânea e prioritariamente de rua é um dos principais atrativos, bem como a essência democrática e plural. Além dos famosos Blocos de Rua, a festa da capital mineira conta ainda com palcos, desfiles das Escolas de Samba e Blocos Caricatos, abertura oficial e a eleição da Corte Momesca.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!