Carnaval de BH: Veja tudo sobre metrô, trânsito e ônibus neste fim de semana

Turistas também afirmaram se sentir seguros no estado, segundo pesquisa do Governo (Paulo Santos/BHAZ)

O Carnaval de Belo Horizonte está com tudo! Neste fim de semana, mais de 100 blocos devem agitar a folia da capital mineira. Para garantir que todos consigam ir e voltar dos bloquinhos em segurança, os ônibus e o metrô de BH adotarão uma operação especial neste sábado (3) e no domingo (4).

Segundo a prefeitura, os foliões que forem curtir os desfiles dos blocos de rua do pré-carnaval contarão com mais opções no transporte público. Neste fim de semana, serão realizadas mais 233 viagens em quase 60 linhas espalhadas por todas as regionais da cidade.

As linhas que terão reforço para o fim de semana atendem, principalmente, os locais com previsão de desfiles do Carnaval. Além, é claro, de fazer a ligação entre os bairros e o Centro da cidade, de onde o folião pode acessar os diversos pontos da capital.

Intervenções de trânsito

Com o grande número de cortejos previstos para acontecerem no Centro, na Savassi e no bairro Santa Tereza, a BHTrans vai implantar áreas reservadas ao Carnaval no sábado e no domingo, com a interdição de vias. Agentes da BHTrans garantirão o acesso local dos moradores dessas regiões.

A PBH orienta que é importante não deixar veículos parados nos locais reservados ao Carnaval, que são sinalizados com proibições de estacionamento com antecedência. Além de atrapalhar o andamento do bloco, com o grande número de pessoas nas ruas, o veículo tem risco de ser atingido e danificado.

Áreas reservadas

Savassi

Algumas vias da região serão interditadas a partir das 14h do sábado. A liberação das vias está prevista para as 20h, logo que o último bloco terminar o desfile e o serviço de limpeza for concluído. Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessa região.

Santa Tereza

As vias do bairro serão interditadas a partir das 10h do sábado (3) e do domingo (4). As vias serão liberadas assim que o último bloco terminar o desfile e o serviço de limpeza for concluído. Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas.

Avenida Afonso Pena

Serão realizadas interdições na Avenida Afonso Pena, entre as ruas São Paulo e rua dos Guajajaras, a partir de 13h de sábado. A previsão de término do evento é às 23h e as vias serão liberadas após a desmontagem das estruturas e limpeza.

Funcionamento do metrô

Neste fim de semana, o metrô também terá funcionamento especial para atender os foliões que pretendem curtir bloquinhos de pré-Carnaval em BH.

O Metrô BH está aberto das 5h15 às 23h. Neste sábado (3) o sistema contará com os intervalos habituais entre os trens. Devido ao Carnaval, o Centro de Controle do Metrô BH vai acompanhar a demanda de usuários nas estações e, caso seja necessário, haverá oferta de viagens extras aos foliões.

O intervalo entre as viagens é de 7,5 minutos das 6h às 8h30, e 15 minutos após as 8h30. No domingo, os intervalos são de 15 minutos durante todo o dia.

No domingo (4), obras de modernização nas estações vão alterar os intervalos das viagens. Das 5h15 às 23h, o trecho entre as estações Eldorado e Calafate vai operar com o intervalo entre as viagens de 30 minutos. Já o trecho entre as estações Calafate e Vilarinho terá intervalo de 15 minutos. O usuário que necessitar passar entre os dois trechos deverá realizar uma baldeação, ou seja, descer em Calafate e aguardar o próximo trem para o sentido pretendido, na via oposta em que desembarcou.

Veja abaixo em quais estações descer para aproveitar os bloquinhos deste fim de semana:

Sábado (3)

  • Fruto Proibido – Rua Conselheiro Rocha, 1513. Às 8h. Desça na Estação Santa Efigênia e caminhe por dois minutos.
  • Andacunfé – Rua Pirite, 95, Santa Tereza. Às 9h. Desça na Estação Santa Tereza e caminhe por 12 minutos.
  • Clandestinas – Rua Aarão Reis, 510, Centro. Às 9h. Desça na Estação Central e caminhe por três minutos.
  • Canto da Cidade – Rua Sapucaí, 571, Floresta. Às 10h. Desça na Estação Central e caminhe por dois minutos.
  • Então Planta – Rua Mármore, 145, Santa Tereza. Às 11h. Desça na Estação Santa Tereza e caminhe por nove minutos.
  • Banda Mole – Avenida Afonso Pena, entre Bahia e Guajajaras. Às 12h. Desça na Estação Central e caminhe por 12 minutos.
  • Atenção Creuzebeck – Rua Monsenhor Domingos Pinheiro, 122, Calafate. Às 12h30. Desça na Estação Calafate e caminhe por seis minutos.
  • Cómo Te Lhama – Rua Vespasiano, 51. Às 13h. Desça na Estação Santa Inês e caminhe por oito minutos.
  • Bloco Capoeira BH – Praça Comendador Negrão de Lima, 244, Floresta. Às 13h. Desça na Estação Central e caminhe por 15 minutos.
  • Bloco Duro – Rua Alvinópolis, 460, Santa Tereza. Às 13h30. Desça na Estação Santa Tereza e caminhe por quatro minutos.
  • Emoriô – Avenida Augusto de Lima, 1392, Barro Preto. Às 14h. Desça na Estação Carlos Prates e caminhe por 17 minutos.
  • Bloco Boi Rosado – Rua Ângelo Rabelo, 54, Santa Tereza. Às 14h30. Desça na Estação Santa Tereza e caminhe por 12 minutos.
  • Panthera Disco Bloco – Rua Manaus, 648, Santa Efigênia. Às 16h. Desça na Estação Santa Efigênia e caminhe por 20 minutos.
  • Bloco Magalhães – Avenida Francisco Sales 20, Floresta. Às 16h. Desça na Estação Central e caminhe por três minutos.

Domingo (4)

  • Bloquinho – Rua Monsenhor Horta, 50, Calafate. Às 8h30. Desça na Estação Calafate e caminhe por quatro minutos.
  • Bloco do Chifrudo – Rua Sapucaí, 320, Centro. Às 9h. Desça na Estação Central e caminhe por um minuto.
  • Bloco dos Besourinhos – Rua Dona Maria Inez, 30, Floresta. Às 9h30. Desça na Estação Central e caminhe por 13 minutos.
  • Asa de Banana – Avenida Brasil, 1126, Funcionários. Às 10h. Desça na Estação Santa Efigênia e caminhe por 23 minutos.
  • Me Beija que eu sou Pagodeiro – Rua Tenente Brito Melo, 1065, Barro Preto. Às 10h. Desça na Estação Carlos Prates e caminhe por 25 minutos.
  • Bloco As Pandeirista – Rua David Campista, 42, Floresta. Às 10h. Desça na Estação Central e caminhe por 10 minutos.
  • Cavalo Marinho de Beagá – Rua Mármore, 170, Santa Tereza. Às 10h30. Desça na Estação Santa Tereza e caminhe por 14 minutos.
  • Velha Guarda do Samba de BH – Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Às 13h. Desça na Estação Central e caminhe por três minutos.
  • Bloco dos Hermanos – Rua Sapucaí, 499, Floresta. Às 14h. Desça na Estação Central e caminhe por um minuto.
  • Trem Du Bão – Avenida Dom José Gaspar, 615, Coração Eucarístico. Às 14h. Desça na Estação Gameleira e caminhe por nove minutos.
  • Bloco do Fera – Rua Professor Amari Xisto de Queiroz, 80, União. Às 16h. Desça na estação Minas Shopping e ande por 15 minutos.
  • Carnasoul – Rua Rio de Janeiro, 667, Centro. Às 17h. Desça na Estação Central e caminhe por 12 minutos.
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!