Cine Humberto Mauro realiza mostra em homenagem ao centenário do cineasta Blake Edwards

bonequinha de luxo
Blake Edwards dirigiu clássicos como Bonequinha de Luxo e A Pantera Cor-de-Rosa (Divulgação/Fundação Clóvis Salgado)

A Fundação Clóvis Salgado apresenta a mostra Centenário Blake Edwards, que exibirá, entre os dias 27 de setembro e 12 de outubro, 15 filmes realizados pelo cineasta. A homenagem ocorre no Cine Humberto Mauro, no Centro de Belo Horizonte, com uma programação totalmente gratuita.

Blake Edwards foi um dos mestres da comédia hollywoodiana e completaria 100 anos em 2022. Em suas obras, o diretor utilizava um estilo sarcástico e controverso, buscando construir uma oposição a uma ordem estabelecida, alternando para a anarquia do caos.

O cineasta dirigia, roteirizava e produzia seus filmes, e acabou alcançando um patamar relevante na história do cinema. A carreira de Blake é marcada por sucessos como a série de filmes A Pantera Cor-de Rosa e o longa Bonequinha de Luxo. Tais obras são reconhecidas até os dias atuais por amantes e realizadores de cinema.

Obras inclusas na mostra

As obras que fazem parte da programação que comemora o centenário de Blake Edwards são: Anáguas a Bordo (1959), Bonequinha de Luxo (1961), Um Convidado Bem Trapalhão (1968), A Corrida do Século (1965), Vício Maldito (1962), Escravas do Medo (1962) e Sementes de Tamarindo (1974).

S.O.B. Nos Bastidores de Hollywood (1981), A Pantera Cor-de-Rosa (1963), Um Tiro no Escuro (1964), A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1975), A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa (1976), Vítor ou Vitória? (1982), Os Dois Indomáveis (1971) e Mulher Nota 10 (1979). 

Confira neste link a sinopse dos filmes e a programação completa da mostra.

Filme ‘A Corrida do Século’ (Divulgação/Fundação Clóvis Salgado)

Sessões comentadas com psicanalista e professores

Além da exibição dos filmes, haverá sessões comentadas dos programas “Cinema e Psicanálise” e “História Permanenete do Cinema”. O primeiro vai exibir Mulher Nota 10, no dia 30 de setembro, às 19h30. A sessão contará com a presença da psicanalista Virgína Carvalho para fazer comentários a respeito do filme.

Já o segundo programa apresentará o filme Se Meu Partamento Falasse, no dia 6 de outubro, com comentários do professor e crítico cinematográfico Fábio Feldman. Também será exibido o filme Escravas do Medo, no dia 11 de outubro, às 16h, com participação no debate do professor e cineasta José Ricardo Miranda Júnior.

As sessões comentadas são destinadas a alunos e professores das redes estaduais, municipais e privadas de ensino da região metropolitana de Belo Horiozonte. O público geral que tenha interesse também pode participar.

Obras como Vamos à América (1935) e As Três Noites de Eva, dos diretores Leo McCarey e Preston Sturges, que foram inspirações confesass de Blake Edwards, também fazem parte da programação e estarão disponíveis on-line e gratuitamente na plataforma Cine Humberto Mauro durante o período da mostra.

Anota aí:

Mostra ‘Centenário Blake Edwards’
Data: 27 de setembro a 12 de outubro
Local: Cine Humberto Mauro | Av. Afonso Pena, 1537, Centro
Programação completa: https://docs.google.com/document/d/1V_Yjv73_IV2pRG8ikbDUOm23wpRpjgg18YViSiZJmDw/edit

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!