Marte Um terá exibição gratuita no Palácio das Artes com presença do diretor e elenco

still do filme marte um
Exibição de ‘Marte Um’ no Palácio das Artes faz parte de campanha rumo ao Oscar (Divulgação/Fundação Clóvis Salgado)

O filme “Marte Um” será exibido em sessão gratuita no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, Centro de Belo Horizonte, na próxima quinta-feira (29), às 20h. A sessão especial “Marte Um – Vamos juntos rumo ao Oscar” contará com a presença do diretor e do elenco do filme.

A sessão no Palácio das Artes tem o objetivo de somar forças para a campanha da obra rumo ao Oscar 2023. O longa-metragem é o primeiro filme mineiro escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para concorrer a uma vaga na disputa da categoria “Melhor Filme Internacional”.

Para a exibição, será montada no Palácio das Artes uma estrutura de projeção cinematográfica em que o público poderá rememorar a experiência arquitetônica e conceitual da era de ouro do cinema. Ao mesmo tempo, celebrará a produção cinematográfica mineira e sua importância no cenário nacional e internacional.

Ingressos para a exibição

Os ingressos ficarão disponíveis a partir da próxima terça-feira (27), meio-dia, na bilheteria do Palácio das Artes e na plataforma Eventim. Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos, que já estarão com os assentos marcados. A classificação indicativa é de 16 anos.

Trajetória de ‘Marte Um’

Marte Um já passou por divesos festivais internacionais e estreou em inúmeras salas de cinema em todo o Brasil. Gabriel Martins, diretor da obra, é o primeiro cineasta preto do país a ter um filme escolhido para concorrer a uma vaga no Oscar.

O filme estreou mundialmente em janeiro de 2022, na abertura do Festival de Sundance, nos Estados Unidos. O evento é um dos mais importantes do mundo na categoria cinema independente. O long recebeu críticas positivas e foi assunto de matérias em veículos como a revista Variety e o jornal The New York Times.

Desde então, Marte Um já foi exibido em quatro continentes e diversos países, somando 45 seleções em festivais como o TriBeCa Film Festival, de Nova York. A obra ainda acumula prêmios em outros eventos da crítica cinematográfica ao redor do país, e também fora.

No Brasil, o longa-metragem estreou no 50º Festival de Gramado (2022), em que recebeu quatro prêmios, incluindo o de Melhor Filme pelo Júri Popular. Uma semana depois, a equipe e o elenco do filme fizeram um circuito de pré-estreias em quatro cidades do país, e tiveram sete salas esgotadas.

Sinopse

O filme retrata o dia a dia dos Martins, uma família negra de classe média baixa que mora na periferia de uma grande capital. Os personagens tentam seguir vivendo em meio às mudanças no país e nuances de suas vidas pessois, como trabalho, utopias, amores e traumas.

Cada um deles mantém seus desejos e expectativas: a mãe Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia; o pai Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional; a filha mais velha, Eunice, tem um novo amor; e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

Still do filme ‘Marte Um’ (Divulgação/Fundação Clóvis Salgado)

A obra foi escrita e dirigida pelo cineasta Gabriel Martins, sendo o segundo longa-metragem de ficção do realizador e o primeiro solo, depois de “No Coração do Mundo (2019). Produzido pela companhia contagense Filmes de Plástico a partir de um edital de ação afirmativa lançado em 2016.

O longa gerou centenas de empregos diretos e indiretos, movimentando a indústria criativa do setor audiovisual em Minas Gerais. A equipe e o elenco, majoritariamente formado por técnicos e artistas pretos, são reflexo de uma narrativa que busca trazer protagonismo para essa parcela da população.

Anota aí:

Marte Um – Vamos juntos rumo ao Oscar
Data: 29 de setembro
Horário: 20h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Ingressos: disponíveis a partir de 27 de setembro

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!