Conheça a banda Marimbando e outros novos artistas que despontam na cena musical de Minas Gerais

yantó banda marimbando e lis
Yantó, Banda Marimbando e Lis são alguns dos artistas da curadoria de novos talentos feita pelo BHAZ (Divulgação/Gustavo Lemos e Alma Negrot + Bendita Conteúdo + Hector Parreira)

O mercado da música pode ser injusto, algumas vezes. É difícil classificar merecimento, sucesso e talento em um tempo de viralizações e fórmulas para hits. Certo é que nem um, nem outro, conseguem dizer o que são artistas talentosos. Existe arte para todo mundo, objetivos diferentes no meio da música e uma infinidade de possibilidades.

Tendo isso em vista, este será o novo espaço do Rolê BHAZ, daqui para frente, mais estruturado, para falar de novos artistas – ou artistas que estão na corre há um tempo, acontecendo em seu próprio ritmo.

Queremos ser um espaço no meio do mundo que se propõe a te apresentar, quinzenalmente, cantores, cantoras e compositores de Minas Gerais e desse nosso Brasil que talvez você ainda não conheça. O objetivo, sempre, é valorizar o que é nosso.

Confira abaixo a primeiríssima seleção de novos artistas feita pelo Rolê BHAZ. Nunca é demais ouvir uma nova voz, uma nova mensagem e um novo jeito de se fazer música.

Banda Marimbando

Percussão e lírica são o que definem a banda Marimbando, grupo de seis integrantes de BH (um deles radicado aqui) que se juntaram para fazer música a partir da relação particular que cada um tem com ela.

Marcelo, Thiago, Gabriel, Érico, Luiz e Michelle utilizam suas vivências como percussionista em BH para criar um som que é definido por eles como música brasileira – para dizer que ele é múltiplo.

A banda nasceu em 2015, por meio da amizade de Marcelo com Thiago Araújo (flauta e escaleta) e Gabriel Marques (percussão). Diferente dos outros, Marcelo Novaes (voz e violão) carrega uma vivência de música a partir da banda de rock infantil e de bandas covers.

Do trabalho em conjunto dos três nasceu o EP “Ao Vivo no Motor”, em 2020. “Gravamos quatro músicas com a intenção de tê-las pra gente começar a poder circular, mostrar, ter uma cara de trabalho autoral”, conta Marcelo Novaes ao BHAZ.

Em 2020, durante um show carnavalesco no Augusto Botequim, antes da pandemia, os agora cinco integrantes da Marimbando convidaram Michelle Oliveira para fazer parte do projeto, com a intenção de adicionar uma voz feminina à Marimbando.

“Nesse dia, eu convidei a Michelle para subir ao palco e cantar um samba com a gente e acabou que cantamos tantas outras coisas também. Aí eu fiz o convite para ela fazer parte da banda e ela aceitou na mesma hora”, relembra Marcelo.

Banda Marimbando com a formação completa (Divulgação/Bendita Conteúdo)

Uma pandemia e alguns ajustes na sociedade depois, a Marimbando lançou o primeiro álbum, “Tempo”, no dia 1° de novembro. O lançamento veio com dois shows em BH e com a voz de Michelle somando aos vocais de Marcelo e ao percussionismo dos demais.

“De repente você tá escutando uma faixa e a Michelle é a protagonista, uma voz feminina muito marcante, aí depois numa faixa seguinte a gente compartilha os vocais, daí chega uma outra faixa em que eu estou mais no vocal principal… Eu acho que isso dá um sabor especial para o disco”, afirma Marcelo.

Confira o mais recente trabalho da banda Marimbando:

Acompanhe a Marimbando pelo Instagram clicando neste link

Yantó

Yantó é um cantor mineiro, nascido em Bambuí, no interior de Minas Gerais, e radicado em São Paulo, há mais de dez anos. Era conhecido como Likener (seu nome de batismo) até 2017, quando mudou o nome artístico para Yantó.

Além do canto, o artista compõe, performa, produz e é preparador vocal. É formado em música popular e é mestre em Artes da Cena. Já lançou dois álbuns e dois EPS, sendo o mais recente o disco “Sítio Arqueológico”, produzido pelo próprio artista junto com Tó Bradileone, do 5 à Seco.

O trabalho possui 14 músicas autorais que marcam a nova fase artística de Yantó. Para construir o álbum, o cantor partiu da imagem de um sítio arqueológico para conectar passado e futuro, referenciando a tradição da MPB. Confira o trabalho do artista:

Acompanhe Yantó no Instagram.

Lica Del Picchia

Lica Del Picchia é uma artista de Belo Horizonte que faz parte da banda de rock brasileiro Cayena. No ano passado, a cantora e compositora decidiu se dedicar à carreira solo, e lançou um single e um álbum desde então.

Para seu trabalho solo no álbum “Submersa”, lançado em agosto deste ano, Lica apostou no pop brasileiro para falar sobre medos, inseguranças e descobertas de prazeres.

“Foi um álbum composto no período pandêmico, em home estúdio, eu e o João Myrrha, e são letras que passam por descobertas de algumas características da minha existência”, conta a artista ao BHAZ. Conheça o trabalho de Lica Del Picchia:

Acompanhe Lica Del Picchia pelo Instagram neste link.

Lis

Lis é uma jovem artista que iniciou a carreira a partir do TCC para a graduação em Publicidade e Propaganda. Junto com dois colegas da universidade, eles fizeram o planejamento de carreira da cantora, que culminou no lançamento da primeira música dela.

De lá para cá, a mineira natural de Piedade do Rio Grande lançou um EP e seu primeiro álbum, o “É Uma Delícia Não Saber”. Para esse novo trabalho, Lis baseou-se em sonhos e aprendizados da juventude.

Nas 14 faixas, a cantora mescla a energia da metrópole onde mora, BH, com as sutilezas de sua cidade natal. O disco apresenta experimentações dentro da estética da nova MPB (Música Popular Brasileira) para retratar o crescimento da artista.

Confira o trabalho de Lis:

Acompanhe Lis no Instagram neste link.

Nana Rubim

Fechando a lista de hoje com mais uma mineirinha, Nana Rubim é uma artista natural de Belo Horizonte que tem como diferencial um repertório bilíngue que passa pela bossa nova, pelo MPB, pelo dance pop e pelo R&B.

Artistas como Stevie Wonder, Elis Regina, Summer Walker, SZA, Jorja Smith, Sarah Vaughan, Burna Boy, Tems e Masego são as influências da cantora. Cantando desde criança, a artista de 22 anos também toca violão, teclado e dança.

Já compôs para outros artistas e, neste ano, lançou dois singles autorais, sendo o último “Seu Jogo”, em parceria com o cantor Di Paiva. A música mistura funk com dance pop, tendo influência de Beyoncé e de FBC. Confira o trabalho de Nana Rubim:

Acompanhe Nana Rubim pelo Instagram neste link.

Edição: Lucas Negrisoli
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!