O Conjunto Moderno da Pampulha, que reúne criação de artistas brasileiros renomados, celebra 80 anos em 2023. Para celebrar este marco, e também os 7 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, e a inscrição como Paisagem Cultural, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) realiza uma programação especial a partir desta terça-feira (16).
Os eventos ocorrem ao longo de todo o ano, como forma de homenagem do Conjunto Moderno da Pampulha, um dos principais cartões postais e referência de BH.
A programação conta com atividades culturais, exposições, ações de formação, encontros educativos, mostras, publicações, pesquisas, documentários, intervenções e apresentações artísticas, entre outras atrações.
O marco principal da abertura da programação comemorativa acontece nesta terça-feira (16), data de aniversário do Conjunto Moderno da Pampulha.
O evento terá a inauguração da Exposição “Lugar imaginado, lugar vivido: 80 anos da Casa do Baile”, na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A exposição, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli, percorre os 80 anos desse espaço ícone da cidade.
Museu de Arte da Pampulha passará por restauração
O Projeto básico de restauração/intervenção do edifício do Museu de Arte da Pampulha (MAP) pelos órgãos de proteção do patrimônio nas três instâncias, foi aprovado este mês. O local está fechado desde o fim de 2019.
É um passo que poderá permitir o desenvolvimento dos Projetos Executivos e, em seguida, a licitação para o início das obras de restauração.
Segundo a PBH, o projeto de restauração é especializado e foi desenvolvido a partir de prospecções, pesquisas e análises técnicas de materiais e dos sistemas construtivos.
Conjunto Moderno da Pampulha
Significativo para as gerações presentes e futuras, o Conjunto Moderno da Pampulha apresenta-se como um marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial e da história brasileira e das Américas. Ele é fruto de um trabalho integrado com grandes nomes brasileiros das artes e da arquitetura no século XX.
O Conjunto inclui os edifícios e jardins do Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), da Casa do Baile (atual Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design de Belo Horizonte), do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha) e do Iate Tênis Clube (antigo Iate Golfe Club), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d´água e da orla da Lagoa.
O reconhecimento do valor universal excepcional do Conjunto Moderno culminou na inscrição dele na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, em julho de 2016, como Paisagem Cultural.