A Corte Real Momesca do Carnaval 2025 de BH será definida neste domingo (12), a partir das 14h, no Espaço CentoeQuatro, na Praça Rui Barbosa, número 104. A escolha do Rei Momo, da Rainha e da Princesa marca o início da folia na capital mineira, com shows gratuitos e sem necessidade de retirada de ingressos.
Para comemorar a eleição da nova Corte, a programação contará com apresentações do Bloco Caricato Bacharéis do Samba, da Escola de Samba Canto da Alvorada, de Fabinho do Terreiro e do DJ Vini Brown.
Ao todo, oito homens e oito mulheres disputarão os títulos de Rei Momo, Rainha e Princesa, apresentando-se em trajes definidos pelo edital. Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), os candidatos serão avaliados por uma comissão formada por jurados indicados pela Belotur, com base nos seguintes quesitos: comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.
Além do reconhecimento público, os eleitos receberão faixas e três figurinos cada, além de uma premiação em dinheiro. O Rei Momo e a Rainha receberão R$ 17 mil, e a Princesa receberá R$ 14 mil. A Corte Real Momesca desempenha o papel de representante oficial do carnaval na capital mineira desde 1980. Os escolhidos participam de eventos, ações sociais e agendas oficiais.
Carnaval 2025 de BH
De acordo com a PBH, 568 blocos de rua foram cadastrados no Carnaval 2025 e a previsão é de que 624 cortejos agitem as nove regionais da capital mineira. O período oficial da folia em BH será entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março de 2025.
O cadastramento de ambulantes interessados em trabalhar no Carnaval 2025 de BH deve ser aberto na primeira semana de fevereiro. A abertura das inscrições deixou os trabalhadores apreensivos nos últimos dias, principalmente após o início dos cadastros em outras cidades, como o Rio de Janeiro, que já iniciou o processo.