Cura 2022: Veja os artistas e as empenas de BH que receberão as obras no tema ‘Terra’

artista pedro neves
Pedro Neves é um dos artistas convidados para ilustrar as empenas do Cura 2022 (Divulgação/Pedro Neves)

O Cura (Circuito Urbano de Arte) 2022 já tem os artistas e locais que receberão as artes definidos. Com o tema “Terra”, o festival procurará celebrar território, ancestralidade e alimento, dando destaque à soberania dos povos negros e indígenas. Além das pinturas e instalações, esta edição vai contar com uma programação musical.

Selma Calheira

Uma das artistas que ficarão responsáveis pelas artes desta edição do Cura é a baiana Selma Calheira. Ela fará uma instalação com 26 peças de barro, que chegarão a alcançar quatro metros e meio de altura, e ficarão na Praça Raul Soares.

A artista utiliza o fogo em sua técnica para criar figuras que se transformam com as chamas. As instalações pretendem celebrar a coletividade e a força da multidão. As obras ficarão no local do dia 15 a ao dia 24 de setembro. Confira o trabalho de @selmacalheira:

Selma Calheira e sua obra (Divulgação/Igor Rzehak)

Pedro Neves

Pedro Neves é um dos artistas convidados desta edição, e ficará responsável por dar vida à empena do Edifício Copacabana, na Praça Raul Soares. O maranhense vive em Belo Horizonte desde a infância, e costumava pegar ônibus em um ponto onde dará para contemplar a empena.

O artista cria personagens que estão sempre descalços, evocando memórias de quem deixou a terra de origem em busca de novos horizontes. A obra na empena do edifício terá 41,1 metros de altura, 433.75 metros quadrados, e será criada entre os dias 15 e 24 de setembro. Confira o trabalho de @_mulungu:

Pedro Neves e suas obras (Divulgação/Pedro Neves)

Sueli Maxakali

Uma outra artista convidada é Sueli Maxakali, indígena liderança dos Maxakali, ou Tikmu’un, o povo originário de uma região entre Minas, Bahia e Espírito Santo. A artista procura traduzir em suas obras as vivências de um povo que cuida da terra por muitas gerações, luta contra a exploração e à favor da proteção.

Sueli deixará seus traços no Edifício Roma, na Avenida Paraná, e terá 60,4 metros de altura e 10,7 de largura. Assim como os outros artistas, Sueli vai confeccionar sua pintura no edifício entre os dias 15 e 24 de setembro. Confira o trabalho de @sueli.maxakali:

Sueli Maxakali (Divulgação/Cura)

Willand Cabal

A artista selecionada na convocatória foi Willand Cabal, que fará o primeiro painel de lambes do Cura a partir de uma criptoarte. Artista independente do Aglomerado da Serra, dançarina de vogue e pesquisadora da cultura ballroom, Willand reúne os elementos de seus próprios hobies em sua arte.

O objetivo das obras da artista é gerar estranhesa, curiosidade e interesse pela cultura ballroom. Por meio disso, ela procura levar para a cidade as vivências dos corpos da comunidade. O Hotel Sorrento receberá a arte de Willand, entre os dias 15 e 24 de setembro. Conheça o trabalho de @willand1_:

MST

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) também faz parte do time de artistas convidados do Cura 2022. Dentro do movimento, há um coletivo artístico que criam obras referentes à recuperação e perpetuação de sua cultura, história e memória.

A arte e a criatividade são algumas das ferramentas utilizadas pelos Sem Terra para o desenvolvimento de sua luta. O grupo de artistas ficará respons´vel pela empena do Edifício Rochedo, próximo ao Mercado Centra, entre os dias 15 e 24 de setembro.

Atrações musicais

Além de curtir o processo de pintura das empenas e as instalações na Praça Raul Soares, o público poderá curtir o show de Mateus Aleluia, no dia 25 de setembro, às 18h, na própria praça. Outras atrações musicais também farão parte da programação do Cura, confira o calendário:

21/9 QUARTA – 16h20 às 22h

16h20 às 22h – Lançamento da Loja CURA com House of Cabal: desfile e apresentação do espetáculo Pink Garden.

22/9 QUINTA – 16h20 às 22h

16h20 às 18:30h – DJ Pelas
18:30h às 20h – Lançamento Catálogo CURA com a mesa “CURA e a cidade”, com Binho Barreto, Felipe
Thales, Carol Jaued, João Perdigão e Flaviana Lasan. Mediação Roberto Andrés.
20h às 22h – DJ Kingdom

23/9 SEXTA – 16h20 às 22h

16h20 às 22h – Becks apresenta Pedro Pedro e João Nogueira

24/9 SÁBADO – 16h20 às 22h

16h20 às 22h – Xeque Mate apresenta Lázara e Jambruna

25/9 DOMINGO – ENCERRAMENTO

10h às 22h – Espaço CURA – arte, comida e agroecologia/parceria MST
10h às 14h – DJ Palomita
14h às 15h – Performance Solsticio: Dança para o amanhã
15h às 18h – DJ Pat Manoese
18h às 19h – Show Mateus Aleluia
19h às 22h – DJ Rico Jorge

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!