Cura BH abre convocatória de lambe e festival de arte selecionará NFT para estampar fachada

praça raul soares bh
Cura BH abre convocatória de lambe até o dia 28 de agosto (Divulgação/Thiago Santos)

A 7ª edição do Cura (Circuito Urbano de Arte) abriu a convocatória de lambe e, desta vez, com uma novidade: o festival de arte irá selecionar um NFT (Token não fungível). A peça selecionada ganhará vida na fachada do Hotel Sorrento, no Centro de Belo Horizonte. As inscrições ficarão abertas até o dia 28 de agosto.

No último ano, o assunto sobre NFT’s emergiu nos encontros do Cura, o que fez refletir sobre a uso dos tokens como uma das artes principais do circuito. Algumas pessoas consideram que os NFT’s representam a produção artística em sua forma vanguardista, além de ser um caminho para potencializar a comercialização.

“Cada edição do Cura reflete um momento, sugere desvios e desenha novos mapas, abrindo caminhos para perspectivas políticas e criativas múltiplas, para existências mais plenas, dignas e diversas, e para arranjos econômicos alternativos àqueles a que somos submetidas diariamente”, reflete Priscila Amone, uma das curadoras e idealizadoras do festival.

Data do resultado da convocação

A próxima edição do Cura acontecerá entre os dias 15 e 25 de setembro, na Praça Raul Soares, em Belo Horizonte. A convocatória de artistas tem sido feita em todas as edições, e cada trabalho é avaliado por um júri da organização do circuito. O resultado será divulgado no dia 12 de setembro. Acesse o edital aqui.

“O tema articulador do Cura22 é a terra, um espaço de acolhimento das lutas, de reconhecimento do passado e cultivo do futuro. Na terra fértil, o corpo de luta vira semente para o levante coletivo: onde cai um, nasce um milhão. Nossa pergunta para você nesta convocatória é: qual imagem você convoca para a luta?”, questiona Priscila.

O que é NFT?

NFT (Non Fungible Token, ou token não fungível, em português) é um ativo digitalúnico, que não pode ser trocado por outro. Ele funciona como uma espécie de token ou certificado digital, que é atrelado a algum objeto ou obra de arte.

Mesmo que qualquer pessoa tivesse uma cópia da obra autenticada, somente a original possuiria o certificado de autenticidade. O NFT é esse certificado para o mercado de obras de arte digital, tendo como diferencial o seu alto grau de confiança e rastreamento.

Já o cryptoartista é um artista que utiliza de dados criptografados, como por exemplo NFT, para a divulgação e suporte de suas obras.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!