BH ganha 31 esculturas de coração feitas por artistas em exposição em prol da Mata Atlântica

coração mata atlântica
Mostra servirá de alerta para a destruição da Mata Atlântica (Ricardo Carvalheiro/Divulgação)

Quem estiver em Belo Horizonte a partir desta quarta-feira (3) poderá conhecer um pouco mais sobre a Mata Atlântica de forma lúdica e conscientizadora. A Big Heart Parade, exposição com 31 esculturas de coração chega a BH e promete movimentar a Praça da Liberdade.

Com obra assinada pela artista mineira Yara Tupynambá, o evento tem entrada gratuita e se estende até 31 de maio. Ele atua em prol da Mata Atlântica, bioma brasileiro rico em biodiversidade, e terá esculturas inspiradas em espécies típicas da região.

Antes de chegar à capital mineira, a Big Heart Parade passou por São Paulo. A curadoria é do artista multimídia e documentarista Thiago Cóstackz, e as esculturas no formato de coração criadas por artistas engajados na causa ambiental.

Alerta sobre risco de destruição

De acordo com o SOS Mata Atlântica, o bioma abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. Além disso, é o lar de 72% dos brasileiros. Atualmente, restam apenas 24% das florestas originais.

Segundo a organização do evento, grande parte das perdas ocorreu em Minas Gerais. Em 2022, o estado foi responsável pelo maior desmatamento do bioma. Assim, o propósito do projeto é “sensibilizar a população, através da arte”, para a importância da preservação.

Corações ficarão na Praça da Liberdade, na Savassi, em BH (Ricardo Carvalheiro/Divulgação)

“Reduzimos a Mata Atlântica a cerca de 9% do que um dia foi essa enorme floresta. Grande parte das perdas recentes ocorreu no estado do Minas Gerais. Todo trabalho de educação ambiental é bem-vindo, sobretudo nesse momento de crise climática global, por isso será valioso a mostra acontecer em Belo Horizonte, uma das grandes capitais brasileiras cercada pela Mata Atlântica, o bioma onde vive a maior parte da população brasileira”, diz Thiago Cóstackz.

Além de Yara Tupynambá, o evento contará com obras assinadas por outras personalidades. O ator Reynaldo Gianecchini atua em uma coautoria com a artista plástica Claudia Liz, e a jornalista Sônia Bridi, em parceria com o cinegrafista e fotógrafo Paulo Zero, também participa da mostra.

Leilão beneficente

Ao final do evento, no dia 29 de maio, haverá um leilão beneficente on-line em prol do Povo Potiguara Ibirapi do Vale do Ceará-Mirim (RN) e do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.

Além disso, em São Paulo, o projeto S.O.S Terra também recebeu doações de mudas de espécies da Mata Atlântica para ações de reflorestamento junto às escolas públicas, em regiões periféricas da cidade.

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!