Festival gratuito celebra a mulher negra com shows de Mart’nália e Tamara Franklin

martnália
Mart’nália é a atração surpresa do MABAM Festival (Reprodução/@tnalia/Instagram)

A mulher negra será tema central da sexta edição do MABAM Festival, que retorna ao formato presencial na região do Barreiro, em Belo Horizonte, entre os dias 15 e 17 de setembro. O evento é inteiramente gratuito e o encerramento contará com shows abertos ao público, com artistas como Mart’nália e Tamara Franklin.

O tema desta edição do festival é “Mulher Negra: O pilar da sociedade”. Dividido em duas partes, a primeira consistirá em atividades formativas, com inscrições prévias, e a segunda será uma grande festa com shows. As apresentações são abertas, portanto, não é necessário retirar ingressos.

Oficinas de música e dança afro

Nos dias 15 e 16, acontecerão as atividades formativas voltadas para estudantes da região e para o público em geral. Na quinta-feira (15), haverá uma oficina de Música e Tecnologia – Iniciação à Produção Musical com a DJ Black Josie, no Viaduto das Artes (avenida Olinto Meireles, 45, Milionários), às 19h.

Na sexta-feira (16), acontecerá uma oficina de Dança Afro com Sandra Vilela, no Poient Barreiro (Praça Modestino Sales Barbosa, 11, Flávio Marques Lisboa), às 14h. Para participar das duas oficinas, os interessados devem se inscrever neste link.

Shows de encerramento

O encerramento, no sábado (17), será marcado por oito horas de shows na Avenida Deputado Álvaro Antônio, no bairro Das Indústrias. A programação do dia inclui discotecagem com a DJ Black Josie, cortejo de congado, fórum de ideias e Cantinho do Erê, espaço com atividades recreativas para crianças.

As atrações do festival mantém a tradição do evento de promover a história e a cultura afro-brasileira, conectando a capital mineira à África. A cantora mineira Tamara Franklin se apresentará com o show “Fugio – Rotas de Fuga Pro Aquilombamento”, em que levantrá temas discussões sobre racismo através das letras.

O MABAM Festival também apresentará uma atração internacional em sua programação. Fanta Konate, guineense em diáspora, levará o jazz africano para o palco do evento. Através de suas músicas, a artista conectará o público aos saberes, belezes e resiliância da África, por meio de sua voz potente e sua dança.

Mart’nália na programação

A atração surpresa do encerramento foi anunciada nesta terça-feira (23), por meio das redes sociais do festival. Mart’nália é a artista escolhida para marcar presença, cantando seus grandes sucessos do gênero samba. A cantora é consagrada no cenário musical brasileiro, e já chegou a ganhar dois Grammys Latinos.

O acesso aos shows é gratuito e sujeito à lotação, portanto, chegue cedo.

Mulher negra impacta o curso da história

Com patrocínio de Natura Música, o MABAM Festival abre espaço para temas com potencial de transformação na sociedade desde a primeira edição. Neste ano, a mulher negra como tema central vem como reflexo do impacto que as mulheres negras têm no curso da história.

“Os projetos selecionados por Natura Musical têm o potencial de gerar impacto positivo porque contribuem para que o ecossistema da economia criativa ao seu redor se desenvolva. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena são capazes de reverberar reflexões sociais importantes para o momento que atravessamos”, diz Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding da Natura Música.

A Produtora Executiva e Coidealizadora do MABAM Festival, Ayobami Numbulelo afirma que a delicadeza e a alegria matriarcal são os conceitos principais do evento. “A representatividade de mulheres negras presente no conceito do festival foi desenvolvida no pensamento de Angela Davis”, reflete.

“”Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela'”, cita Ayobami. “Promover o MABAM Festival com o olhar voltado para a potencialidade que é ser mulher negra contando com o reconhecimento e patrocínio de Natura Musical é muito inspirador”, conclui.

Anota aí:

MABAM Festival 2022 – Mulher Negra: O pilar da sociedade

Data: 15 a 17 de setembro

Inscrições nas oficinas: https://linktr.ee/Mabamfestival

Mais informações: https://www.instagram.com/mabamfestival/

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!