Festival gratuito agita o Mineirão com blocos Chama o Síndico e Juventude Bronzeada

chama-o-síndico
Chama o Síndico é uma das principais atrações que animarão o festival (Divulgação/Chama O Síndico)

A Esplanada do Mineirão receberá mais uma edição do festival “Meu Vizinho Pardini”, que reunirá os blocos Chama o Síndico, Juventude Bronzeada e outras atrações. Marcado para o acontecer no próximo domingo (3), o evento é gratuito e irá das 10h30 às 19h. Além dos grupos mencionados, Maurício Tizumba e o Tambor Mineiro, que convidará Roger Deff, e o Grupo Copo Lagoinha também farão parte do festival.

Música, arte, encontros e encantamento são os pilares desse festival, que tem o objetivo de promover uma junção entre públicos de todas as gerações e ser um espaço aberto para toda a família. Outras atrações como Camaleão Grupo de Dança, Circolar e Grupo Trampolim também fazem parte da programação do evento.

As atrações

O bloco Chama o Síndico é amplamente conhecido em Belo Horizonte por sua forte presentça no varnaval mineiro, adaptando clássicos de grandes mestres da música nacional. Tim Maia, Jorge Ben Jor e os enredos carnavalescos fazem parte do repertório desse grupo querido pelos belo-horizontinos.

O Juventude Bronzeada, por sua vez, ganhou popularidade por promover o resgate da música baiana pelas ruas da capital durante o Carnaval. Esse grupo tem em seu repertório interpretações de clássicos da Banda Eva, Banda Mel, Olodum e Timbalada, entre outros grandes nomes.

Tizumba, outra atração artística do festival, construiu a carreira a partir de referências negras, sendo uma vertente que tornou-se marca registrada nas diferentes formas de expressão que ele trabalha. O artista também é músico, ator e compositor, e atua tanto no teatro quanto no cinema.

Bloco Juventude Bronzeada (Divulgação/Luana Buenano)

Sujeito à lotação

A organização do evento indica que o público leve óculos e boné para o período do dia, e agasalho para à noite, já que a temperatura tende a esfriar. O festival está sujeito à lotação, portanto, aqueles que desejam pariticipar devem chegar cedo.

A primeira edição do Meu Vizinho Pardini deste ano aconteceu no mês de abril, em Lagoa Santa, região Metropolitana de Minas Gerais. Após a edição do Mineirão, as próximas estão marcadas para acontecer em julho, na Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho, e em agosto, no bairro Cidade Jardim. Fique atento à programação neste link.

Sobre o festival

O festival é costumeiramente promovido em espaços públicos, de maneira democrática, através do Ministério do Turismo e Hermes Pardini, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Um projeto Árvore, realizado desde 2017 pelo Hermes Pardini, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Em 2020 e 2021, as edições foram online, com atrações pensadas especialmente para o público 60+.

Há sete anos, nasceu o programa Meu Vizinho Pardini, com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre as equipes de atendimento das unidades do laboratório com a vizinhança de cada região. Desde então, o Hermes Pardini mobilizou ações informativas, palestras, bate-papos e visitas em escolas, empresas, entre outros locais. O Festival Meu Vizinho Pardini é fruto desse programa.

Anota aí:

Festival Meu Vizinho Pardini

Data: 3 de julho

Horário: 10h30 às 19h

Local: Esplanada Norte do Mineirão | Av. Presidente Carlos Luz – São Luiz

Entrada gratuita

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!