‘Pra Você Lembrar’: Pe Lu fala sobre turnê de despedida da Restart, que acontece em BH neste sábado

show restart bh
Após quase 10 anos, Restart fará novo show em BH (Divulgação/Marina Sampaio)

Prepare as calças coloridas, os óculos divertidos e as faixas de cabeça, pois a Restart está chegando em BH com a turnê de despedida. Neste sábado (6), o grupo passará na capital mineira com o show que celebra todo o repertório musical construído e dá o adeus definitivo aos fãs.

Em uma conversa com o Rolê BHAZ, Pe Lu, que é um dos vocalistas e guitarristas, conta como surgiu a ideia de fazer a turnê de despedida. Além disso, revela a expectativa da banda em retornar a BH, e a possibilidade de gravar uma música ao vivo no show de sábado. Estão afiados?

Intitulada “Pra Você Lembrar”, o nome já diz tudo sobre essa turnê da Restart: um último marco feito por Pe Lu, Pe Lanza, Thomas e Koba para ficar na memória dos fãs mais apaixonados. A sequência de shows começou em outubro do ano passado e irá até agosto.

Hora certa pra se despedir

Segundo Pe Lu, o grupo recebeu, ao longo do tempo, diversas propostas para fazer uma turnê de despedida, mas só tomou a decisão quando os quatro sentiram que era o momento ideal. A ideia só veio a se tornar palpável em outubro de 2022, durante um encontro de aniversário da banda.

“A gente saiu desse dia sabendo que a sementinha estava ali em todos nós, e aí foi meio natural. Começamos a conversar sobre quantidades de shows e datas. A decisão nasceu dessa vontade de tocar junto de novo, e depois tem isso de a Restart nunca ter feito a despedida”, narra.

Pra quem não lembra, o grupo anunciou uma pausa em março de 2015, no Dia do Fã, por meio de um comunicado nas redes sociais. Depois disso, a banda não se reuniu novamente. “A gente sempre foi muito cobrado pelos fãs, então acho que essa turnê é uma forma de nos reconectarmos com essas pessoas”, conta.

‘Faz muita diferença a gente juntos’, declara Pe Lu (Divulgação/Rodrigo Takeshi)

‘É um fim definitivo’

E se alguém acha que a turnê de despedida é uma jogada de marketing, Pe Lu deixa bem claro que não. “É um fim definitivo. Muita gente acha que é uma fórmula da escassez, tipo, ‘vai acabar e tal’, mas realmente é a despedida. Acho que a banda precisava desse encerramento”, declara.

Mais experientes musicalmente, os integrantes também veem como uma oportunidade de montar um show que sempre quiseram entregar. “Está artisticamente muito bonito, a gente está muito orgulhoso. Então é uma forma que temos de pegar tudo o que a gente faz e falar, ‘gostaríamos que o mundo tivesse visto isso aqui'”, comenta.

Show da Restart em BH

Uma das características do trabalho da Restart, ao longo dos anos, foram as casas de shows lotadas de fãs, cantando a plenos pulmões. Para o show em BH, a banda retorna a um lugar já bastante frequentado por eles e que Pe Lu se lembra bem: o antigo Chevrolet Hall, hoje Arena Hall.

“A gente está muito animado porque BH é uma das cidades que quando pensamos lá atrás, ela sempre esteve na nossa vontade de fazer, porque é uma cidade que tem muita história com a Restart e que temos a maior saudade. Só vivemos shows muito marcantes aí, é muito emocionante”, ressalta.

Com tanto carinho por BH, é melhor os fãs daqui se prepararem para fazer bonito! De acordo com Pe Lu, existe a possibilidade do grupo gravar uma das músicas para entrar no projeto que eles estão trabalhando. Serão lançadas 10 músicas do repertório da Restart, gravadas durante essa turnê. Uma já foi lançada, “O Meu Melhor”, e a próxima sai nesta quinta-feira (4).

“A galera que vai no show de BH tem que ficar esperta e participativa porque a gente está fazendo os registros. Estamos bem felizes com o material que tem até agora e estamos selecionando as cidades que nós achamos, ‘pô, esse show foi foda, que música vamos pegar?'”, diz.

Os ingressos pro show da Restart em BH estão disponíveis neste link.

Looks coloridos versão 2024

E os icônicos looks coloridos que canonizaram a identidade visual da banda? Conforme Pe Lu, eles continuam, mas de forma atualizada. “A gente não quis fugir das roupas porque a Restart teve várias marcas culturais que acabaram ficando, então entendemos a importância disso”, comenta.

“Na real, sempre entendemos as roupas como parte importante artisticamente de tudo o que estávamos fazendo, como grandes artistas antes de nós já fizeram. Então demos uma repaginada na história das cores e das roupas para o ano em que estamos vivendo e para quem somos hoje, homens de 30 e poucos anos [risos]”, brinca.

De forma geral, Pe Lu avalia o retorno da Restart aos palcos como um momento gratificante. “Faz muita diferença a gente juntos. Nós temos uma química e um entrosamento entre nós quatro que, quando você é músico e cantor, é muito difícil de ter isso, de encontrar pessoas assim”, comemora.

“Acho que a Restart tem esse entrosamento que é meio único, acho que eu nunca vá ter isso da mesma forma com outras pessoas. Estar nos palcos com os meninos, para mim, é uma delícia. É sempre legal, a gente se diverte pra caramba, então tem sido muito gostoso, apesar da responsa”, conclui.

Assista a um trecho da entrevista com Pe Lu:

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!