Festival de Arte Negra terá saraus, festa temática e atividades culturais em BH; veja

Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), deu início a mais uma edição da Temporada FAN. O evento abrange uma série de atividades durante os meses de outubro, novembro e dezembro sob a temática das artes negras, em uma programação construída por produtores privados, com apoio do Festival de Arte Negra (FAN) e patrocínio da ArcelorMittal Brasil. Todas as ações têm entrada gratuita.

Neste ano, a Temporada FAN terá como tema “Negritude em Foco”. A Temporada FAN irá abraçar uma série de manifestações de raiz africana. Estão previstos shows, apresentações cênicas, saraus e entre outras atrações. Um dos destaques é a realização de um evento especial voltado para o público infantojuvenil, o Fanzinho. A programação completa dos eventos pode ser conferida abaixo e está disponível nos sites www.bhfazcultura.pbh.gov.br e www.fanbh.com.br.

FAN-BH

O FAN-BH é um festival dedicado à valorização e à difusão da arte negra. Suas referências articulam as raízes ancestrais da cultura negra às expressões de sua contemporaneidade e o festival dedica-se a fortalecer as matrizes tradicionais africanas ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas.

Com periodicidade bienal, o festival compreende uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra.  Desde 1995, atua como um importante instrumento de valorização de manifestações populares, impulsionando a formação de um mercado local e fomentando a inserção de artistas da cidade nos circuitos culturais. Suas atividades também provocam diversificadas reflexões e promovem a democratização do acesso ao bem cultural pelos diversos setores da cidade.

Em sua 8ª edição, que comemorou 20 anos em novembro de 2015, o festival contou com a participação de cerca de 90 mil pessoas e consolidou suas ações na valorização e na reflexão de questões estético-culturais ligadas à presença crítico-criativa da cultura afro-brasileira no mundo contemporâneo.

Programação

Fã do Morro – Ciclo de atividades artísticas, culturais, educacionais e de lazer, realizado no Morro das Pedras, relacionado à promoção e ao desenvolvimento de ações e políticas de reconhecimento e valorização da negritude e das expressões sociais afro-brasileiras e culturas populares. Dia 5 de novembro, em horário a ser definido, na Vila Antena, no Morro das Pedras.

Fanzinho – Programação contempla oficinas, penteados e narração de histórias. Seminários e ações abertas à comunidade e com foco nos professores também farão parte da programação, assim como roda de capoeira, trançadeiras, b-boys, dança do passinho, show e bate-papo com rappers. Dias 11 e 12, de novembro, em horário a ser definido, no Parque Municipal (Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro).

Festa Afrofuturik – Festa conecta a força do empoderamento negro a partir do pertencimento e da identificação musical e visual. Projeto inclui uma projeção do futuro, com protagonismo da juventude negra da periferia e fora dos padrões sociais tradicionais. Dia 26 de novembro, em horário a ser definido, debaixo do Viaduto Santa Tereza.

Sarau de lançamento da 5ª edição da Revista Canjerê – Publicação quadrimestral produzida pelo Instituto Cultural Casarão das Artes desde setembro de 2015. O veículo reúne informações sobre produções artísticas e acadêmicas que versam sobre cultura africana e afro-brasileira e diásporas. O sarau terá a presença de Mel Duarte. Dia 10 de dezembro, em horário a ser definido, no Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50, Centro).

Da PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!