Festival de cinema em BH vai exibir mais de 100 filmes gratuitamente; saiba como assistir

cine humberto mauro
Cine Humberto Mauro, localizado no Palácio das Artes, traz exibição gratuita (Fundação Clóvis Salgado/Divulgação)

A partir desta quinta-feira (4), os belo-horizontinos apaixonados por cinema poderão assistir dezenas de filmes nacionais e internacionais apresentados pelo 23º FestCurtasBH (Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte). Em formato híbrido, a programação reúne a exibição gratuita de mais de 100 filmes até o dia 14 de novembro.

A abertura, em formato online, acontece às 20h de hoje e contará com a exibição do curta brasileiro “Fartura”, dirigido pelo cearense Kulumym-Açu. Também serão apresentados os filmes internacionais “Phillis Wheatley”, de Nesanet Teshager Abegaze, “Démayé”, de Klēlo e “Lighting Dance”, de Cecilia Bengolea.

Quem quiser assistir as atrações deve acessar o canal do YouTube do FestCurtasBH. Já para conferir a programação completa dos próximos dias, basta acessar o site oficial do festival.

E para quem não abre mão de curtir um cineminha no formato tradicional, grande parte das sessões terão exibição presencial e gratuita no Cine Humberto Mauro, localizado no Palácio das Artes, no Centro da capital. A organização ressalta que o espaço seguirá todos os protocolos de segurança para evitar a propagação da Covid.

Premiações

Nesta edição do FestCurtasBH, a participação popular será mais que importante durante a exibição dos filmes. É que algumas das obras, participante das mostras competitivas, vão concorrer ao troféu Capivara de Melhor Filme, que vai garantir até R$5 mil aos vencedores.

Eles também concorrem ao prêmio do Júri Popular, no valor de R$3 mil, que será escolhido pelo público durante as exibições virtuais. A lista de filmes que estão participando da competição pode ser acessada pelo site do FestCurtasBH.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!