Festival que valoriza cultura negra volta a BH pela 10ª vez

Divulgação/FAN BH

Está chegando aí a décima edição do Festival de Arte Negra (FAN) de Belo Horizonte, evento dedicado à valorização e difusão da produção artística negra. O FAN será realizado entre os dias 18 e 24 de novembro, com uma extensa programação que promove o encontro da música, artes cênicas, cinema, moda, artes visuais, performance e literatura de matriz africana do Brasil e do exterior.

Serão aulas, residências, oficinas e minicursos realizados em mais de 20 espaços de BH. E o melhor: tudo gratuito e com opções para o público de todas as idades. As atividades envolvem temas como a luta antirracista, a história da África pré-colonial, dramaturgia, música, empreendedorismo negro, criatividade e moda, entre vários outros assuntos.

O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como eixo de reflexão o tema “Território Memória”, associado às práticas culturais e artísticas negras. Suas referências articulam as raízes ancestrais da cultura negra às expressões de sua atualidade e se dedica a fortalecer as matrizes tradicionais africanas ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas.

O Festival compreende uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra.

Desde 1995, atua como um importante instrumento para valorização de manifestações populares, impulsionando a formação de um mercado local e fomentando a inserção de artistas da cidade nos circuitos culturais. Suas atividades também provocam diversificadas reflexões e promovem a democratização do acesso ao bem cultural pelos diversos setores da cidade.

Divulgação/FAN BH

Festival de Arte Negra de Belo Horizonte

Onde? Cada oficina acontece em um espaço diferente de BH

Quando? De 18 a 24 de novembro

Quanto? GRATUITO

Para programação completa e mais informações: Acesse aqui

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!