BH tem circuito gastronômico em restaurantes e curso gratuito de culinária para mulheres

bruna martins cozinheiras
Bruna Martins, do Birosca s2, será a embaixadora do Circuito Gastronômico (Divulgação/Stella Artois)

Em comemração ao Dia da Gastronomia Mineira, celebrado no último dia 5 de julho, Belo Horizonte receberá um Circuito Gastronômico a partir desta sexta-feira (8). Promovido pela Stella Artois e com a colaboração de restaurantes da capital mineira, haverá também um curso de gastronomia gratuito para mulheres durante este mês. A chef Bruna Martins, do Birosca s2, será a embaixadora da ação.

Ao todo, 12 estabelecimentos vão participar do Circuito Gastronômico servindo pratos especialmente preprados para a ocasião. Nessa iniciativa, a marca de cervejas procura dar evidência para o pouco reconhecimento que as chefs de cozinha recebem, e coloca elas como destaque da ação.Dessa forma, todos os restaurantes participantes contam com chefs ou sub chefs mulheres.

São eles: Birosca S2 (Bruna Martins) Dona Lucinha (Marcia Nunes), Caravela (Viviana Miranda), O Jardim (Izabela Rocha), Capitão Leitão (Ana Beatriz Barreto), Confraria da Carol (Carolina Machado), Matula: Marmitaria (Carolina Fadel), Las Chicas Vegan (Gabriela Andrade), Cozinha Santo Antônio (Ju Duarte), La Palma (Naiara Faria), Maturi (Regilene Coelho) e Nada contra (Samira Slyrio).

Chef do Birosca s2

Brunas Martins é a escolhida para ser embaixadora do “Mês da Gastronomia Mineira” por sempre ter enaltecido das mulheres nessa área. A chef vai estrelar o vídeo da campanha nas redes sociais e promoverá todas as ações, pratos e restaurantes do circuito, além de participar da festa de encerramento.

“A tradição da comida mineira foi perpetuada por cozinheiras. O protagonismo feminino na cozinha profissional é mais de que um direito. É como pegar de volta um lugar que sempre nos pertenceu”, aponta Bruna Martins.

Chef Bruna Martins (Divulgação/Stelle Artois)

Curso complementar

A segunda parte da iniciativa será o curso complementar para profissionais do setor de gastronomia, oferecido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Intitulada “Elas na Gastronomia”, a formação será inteiramente on-line e as vagas são ilimitadas.

Serão oito módulos de capacitação, magistrando sobre marketing na gastronomia. As aulas começarão em agosto, e as interessadas podem escolher até três módulos no momento da inscrição, através de um formulário (clique aqui para acessar). As inscrições serão encerradas no fim de julho.

“Atualmente no mundo apenas 5% dos chefs de restaurantes com Estrela Michelin são mulheres. Nós queremos fomentar o protagonismo feminino na gastronomia e ajudar a virar este jogo. Em uma data tão importante para a cultura brasileira, que é o Dia da Gastronomia Mineira, Stella Artois quer dar a visibilidade que as verdadeiras estrelas da culinária merecem”, destaca a profissional do marketing da marca, Maria Júlia.

A Stella Artrois fará circular um truck pelos principais bairros de BH, a partir do dia 16 de julho, para promover o “Mês da Gastronomia Mineira”, oferecer inscrições presenciais para o curso e ofertar brindes da marca.

Anota aí:

Mês da Gastronomia Mineira por Stella Artois

Data: 8 a 31 de julho

Inscrições para o curso: até 31 de julho

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1oULd4qGIXfTxYoh28Mo7z1vfY34-Uno6KxaeQwM_WKhwbg/viewform

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!