Comida di Buteco BH: Caravana passa por 3 bares e dá mostra do que vem por aí

petisco assis camisola bar comida di buteco 2024
Comida di Buteco 2024 revela petiscos deliciosos, paixão pelo negócio e bares autênticos (Andreza Miranda/BHAZ)

Vai começar mais uma edição do Comida di Buteco em todo o país, do dia 5 de abril a 5 de maio, com mais de 1.100 bares participantes. O BHAZ foi convidado a participar da caravana do concurso, que visita três estabelecimentos participantes em BH.

A Caravana do Comida di Buteco rolou na noite dessa quinta-feira (28), nas regionais Centro-Sul e Nordeste. Participaram colegas da imprensa e os organizadores do concurso, que nos guiaram aos bares sem sabermos quais seriam.

Na van, Maria Eulália Araújo, cofundadora e diretora do concurso, compartilhou alguns feitos do Comida di Buteco no ano passado. A competição teve mais de um milhão de votos do público e 10 milhões de pessoas participaram no Brasil inteiro.

Três paradas – e muito tira-gosto com cerveja!

A primeira parada foi no Ember Meat House, um bar no bairro São Pedro especializado em churrasco americano, mas que entregou um petisco de origem africana, segundo explicaram os donos da casa.

O petisco, chamado “Ôlha”, é um cozido de pé de porco, pernil, costelinha e linguiça com mandioca e banana, finalizado com couve e cheiro-verde. Dá até água na boca só de lembrar! O prato é delicioso, não enjoa e todos os ingredientes combinam muito bem. Ideal para o tempo frio que está chegando aí!

Lembrando que todos os petiscos participantes do Comida di Buteco custam R$ 35!

‘Bequinho’ aconchegante

A segunda parada foi no Beco Restaurante, cujo acesso é literalmente um bequinho no número 232 da rua Tamoios, no Centro. A casa tem 39 anos de história, e o Assis, dono, foi o responsável por criar a cultura da porção feita na chapa em BH.

Embora esteja há tantos anos em BH, esta é a primeira vez que o “Beco” participa do concurso. O petisco concorrente é o “Copa Lombo Exótico”: uma porção de carne de porco com molhos de limão-siciliano e kiwi, e batatas rústicas para acompanhar.

O simples petisco demonstra a sua riqueza no sabor, com a carne sendo finalizada com alecrim, e o doce dos molhos criando uma combinação que eu, particularmente, adoro.

Comida di Buteco BH 2024: Confira mapa de bares e pratos
LEIA MAIS

O atendimento é a cereja do bolo! Desde a família ali presente até o garçom prontamente servindo tudo, o tempo no Beco Restaurante nos fez sentir em casa.

Por fim, partimos para o Camisola Bar, no Cidade Nova. O estabelecimento fica em um centro comercial super fofo e organizado, e estava com muitos clientes quando chegamos.

O bar é cheio de camisas de times emolduradas na parede, e daí vem o nome Camisolas, que na tradição portuguesa, é o nome dado para bares que usam as blusas dos clubes como decoração.

O tempero fica por conta da mãe do dono, que tem 99 anos, mas não deixa de dar seu toque aos pratos da casa. E estava uma delícia! O petisco do Camisola é o “Sabor Mineiro”, um purê de abóbora guarnecido com gengibre, acompanhado de ragu de carne bovina, farofa crocante de bacon e farinha Panko.

Por não ser muito fã de abóbora moranga, fiquei receosa quanto ao sabor do purê. Porém, fui positivamente surpreendida pela refrescância do gengibre que cortou bastante o gosto forte da abóbora. 10/10 para esse petisco!

Assista ao rolê completo:

Orgulho da cultura de boteco de BH

A experiência da Caravana do Comida di Buteco é sempre gratificante. Além de termos o privilégio de experimentar três petiscos em primeira mão, ganhamos a oportunidade de conhecer de perto a história das famílias que estão por trás dos bares da cidade.

União, dedicação e paixão pelo negócio são pilares comuns que encontramos a cada visita. Não vou conseguir fugir do clichê: para mim, todos os botecos são vencedores ao cozinhar, atender e servir com amor.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!