Comida di Buteco revela os 90 bares participantes da edição 2022 em BH (e seus petiscos!)

petisco-comida-di-buteco
Bar Santo Boteco está participando do concurso com o petisco ‘Oração Caipira’ (Divulgação/Rodney Costa)

O concurso Comida di Buteco volta este ano em formato presencial com o tema “Buteco Vive”. A 22ª edição começará nesta sexta-feira (8) e vai até o dia 8 de maio. Na capital mineira, 90 bares participam da disputa pelo prêmio de Melhor Buteco do Brasil. Os estabelecimentos vão vender os petiscos criados exclusivamente para o concurso com o preço fixo de R$ 27.

Esta edição do Comida di Buteco tem o tema livre. Entre os ingredientes dos petiscos estão cortes de carne de porco, de boi e de frango, peixes, legumes, iguarias mineiras como língua, linguiça e rabada, e outras inspiradas na culinária nacional e internacional.

Costelinha Estonteante ao Molho Enlouquecedor, do buteco ‘Baiúca’ (Divulgação/Rodney Costa)

Dos 90 butecos belo-horizontinos que participam da disputa, alguns são veteranos, outros abriram as portas há pouco tempo. Veja a relação dos bares participantes de acordo com a data em que foram inaugurados:

Confira NESTE LINK o petisco servido por cada buteco participante e o horário de funcionamento do estabelecimento.

Edições passadas

O concurso teve a edição do ano de 2020 cancelada e a de 2021 em formato híbrido, por conta da pandemia de Covid-19. “É fundamental ressaltar a nossa missão – transformar vidas por meio da cozinha raiz – o buteco como extensão de sua casa”, diz Filipe Pereira, diretor de operações do Comida di Buteco.

“E continuamos a nossa tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita ao público experimentar as criações de muitos butecos; os petiscos participantes 2022 terão um preço fixo de R$ 27,00 em todo o Brasil. E como mais uma novidade, o circuito do Triângulo Mineiro começa a ser ampliado, com a inclusão da cidade de Araguari se somando a Uberlândia”.

Como funciona o concurso

O objetivo do Comida di Buteco é eleger o melhor bar de cada circuito, sendo dividio em duas etapas. Na primeira, os bares pré-selecionados de cada uma das cidades participantes apresentam petiscos criados para a competição.

O público e um corpo de jurados visitam os estabelecimentos e votam, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.O petisco leva 70% do pesa da nota, e as outras categorias, 10%. O voto do público vale 50% do peso total, e dos jurados 50%. Dessa forma, o buteco campeão de cada cidade é eleito.

Já a segunda etapa acontece em junho, com uma nova comissão com três jurados escolhida espacialmente para esse momento. Eles visitam o campeão de cada cidade e avaliam as quatro categorias. Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que é conhecido e premiado em julho.

“Buteco é exemplo de resistência e alegria. É ali que tudo ganha vida. Histórias começam e terminam, sorrisos simplesmente acontecem. A vida acontece lá. É por isso que essa tem sido uma cultura tão brasileira. É por isso que o mote do concurso em 2022 será ‘buteco vive!'”, diz o diretor de operações do concurso.

Concursos paralelos

Paralelamente à competição envolvendo o melhor petisco, alguns butecos participarão de ações isoladas, que também terão votação adicional, porém realizada somente por jurados selecioandos pela organização. Uma deles é a ação da Rezende, em que os bares foram incentivados a preparar receitas com a Linguiça Calabresa Defumada Resende.

Além disso, tem o concurso da Capirinha Perfeita, uma disputa em que os inscritos devem elaborar uma caipirinha tradicional utilizando a Cachaça 51 Edição Histórica. Todos os produtos das ações paralelas poderão ser consumidos pelo público.

Sobre o Comida di Buteco

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, em Belo Horizonte e, desde 2016, elege também o Melhor Buteco do Brasil. O circuito do Triângulo Mineiro começa a ser ampliado, com a inclusão da cidade de Araguari, se somando a Uberlândia.

Serão quase 800 butecos de Norte a Sul do país disputando a eleição do melhor buteco em cada um dos 21 circuitos. Na última edição, o concurso registrou 480 butecos participantes; 400.000 votos; 2.500.000 petiscos vendidos; 4.500 empregos diretos gerados; 4 milhões de pessoas impactadas nos butecos e 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!