Nostálgicos FC: Tour resgata história do futebol em BH e conta com paradas em bares tradicionais da cidade

cerveja-café-palhares-prédio-bh
Tour passa pelo bar Café Palhares e outros pontos imporantes para o futebol de BH (Arquivo Pessoal/Rafael Sette + Beatriz Kalil/BHAZ)

É fã de futebol mineiro e gostaria de conhecer um pouco mais sobre a história do esporte em Belo Horizonte? O passeio “Nostálgicos FC” pode ser uma boa opção! Organizado pelo jornalista belo-horizontino Rafael Sette, o tour passa pelos lugares de fundação dos times mineiros enquanto conta a história dos primeiros anos do futebol na cidade. Ao longo do passeio, os participantes podem harmonizar as histórias com cervejas e gastronomia nos bares mais tradicionais da capital.

O Nostálgicos FC passa pelos locais de fundação dos principais times de Minas Gerais: Cruzeiro, Atlético e América. A visita é feita toda a pé na região Central da capital mineira, e acontece todos os sábados, com início às 10h30 e término por volta das 15h30.

“É uma caminhada mesmo, é só por trechos do Centro de BH. As pessoas costumam dizer ‘ah, vai falar de futebol, tem que ir na Pampulha ou no Independência’, mas o foco da nostálgicos é o surgimento do futebol em BH”, conta Rafael Sette ao BHAZ, explicando que o esporte surgiu na capital pela primeira no Centro.

Trajetos e bares importantes para o futebol mineiro

O passeio percorre o Parque Municipal, as ruas João Pinheiro, Timbiras, Rua da Bahia, Espírito Santo, a Igreja São José, a Praça Sete e termina no Mercado Central. Durtante o caminho, são feitas paradas em três bares de BH: Cantina do Lucas, Café Palhares e Bar Fortaleza. Esses estabelecimentos fazem parte importante na história dos torcedores de times mineiros.

Participantes podem comer pães de queijo recheados no Café Palhares
(Arquivo Pessoal/Rafael Sette)

Nos bares, são feitas as harmonizações: “A gente senta e come, e faz harmoização de momentos bons, ruins ou amargos do futebol dos três times com cervejas”, conta Rafael. “Contamos histórias engraçadas e que foram esquecidas por causa do passar do tempo. E até de times que não existem mais, como o Fluminense de BH, o Sete de Setembro, o Minas Gerais, o Yale e o Spor”, contou o jornalista no Twitter.

O passeio custa R$ 80, e estão inclusos as comidas e bebidas que serão consumidas nos três bares. As vagas são limitadas a 10 pessoas por tour, e os interessados em agendar devem entrar em contato com Rafael Sette através do Instagram @ondecomerebeberpelomundo, administrado por ele e pela esposa, Luísa Dalsin.

Oportunidade de fazer amizades

“Das caminhadas que a gente já fez, é muito engraçado porque depois que acaba, o pessoal continua tomando cerveja lá no Mercado Central, e começa a conversar, troca contato, ja é uma amizade se formando. Então é uma coisa que eu acho muito legal, o pessoal se empolga”, revela Rafael Sette.

Segundo ele, a motivação por trás da criação desse projeto veio da vontade dele e da esposa de conhecerem pessoas diferentes. “Minha esposa é do Sul, e quase sempre estamos recebendo parentes e amigos dela, e a gente fazia esse roteiro para eles”, conta o jornalista. “A gente adora futebol r sempre quisemos fazer passeios por BH”.

“Como eu disse antes, a gente bebe e come bem em todos os três bares. Fala de futebol, de cerveja e conhece pessoas legais. Te garanto que você nunca fez um passeio assim em BH”, disse Rafael, no Twitter. Confira a série de tuítes feitos por ele dando mais detalhes do Nostálgicos FC:

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!