O bar Incógnita Lab anunciou, nessa segunda-feira (16), que irá encerrar as atividades na sede localizada no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de BH. Ponto de encontro de diversos moradores da capital mineira, o local também foi palco para artistas da cena cultural independente da cidade. Para se despedir dos clientes em grande estilo, o estabelecimento preparou uma programação de encerramento, que vai até o dia 18 de junho, data em que o bar dará seu “até logo” aos frequentadores.
O estabelecimento está ativo na capital mineira desde dezembro de 2018. Assim como outros bares, o Incógnita Lab passou por percalços financeiros durante a pandemia de Covid. Ao BHAZ, Thiago Silveira, um dos donos do local, conta sobre a trajetória do espaço no tempo em que todos tiveram que ficar em casa.
“A pandemia durou mais do que imaginávamos, e a saúde financeira da empresa sofreu bastante. No final das contas a gente conseguiu sobreviver, capengando, mas conseguimos. No final de 2020, fizemos uma campanha de financiamento coletivo ‘8402vive’, e usamos o dinheiro arrecadado para pagar os alugueis atrasados. A nossa clientela é muito fiel, eles foram importantíssimos e apoiaram muito a gente”, conta.
Percalços na volta do comércio
Embora tenham conseguido permancer funcionando até a reabertura oficial do comércio em Belo Horizonte, Thiago explica que a vizinhança começou a se incomodar com o movimento do bar. Com isso, a presença de viaturas da polícia tornou-se diária para fins de fiscalização, e isso acabou afastando a clientela.
“No momento mais crucial de todos, que foi o fim de 2021 e o começo de 2022, era o que a gente precisava para recuperar a saúde financeira da empresa. Ficamos de pés e mãos atadas e vimos o movimento cair, já que os clientes começaram a se sentir constrangidos”, conta Thiago.
Num futuro sem data definida, os donos Thiago Silveira e Domingos Figueiredo pretendem reabrir o Incógnita Lab em um outro endereço. “Depois a gente vai pensar numa reformulação do bar, num rebranding, para ficar mais de acordo com o que está pipocando na cidade”, revela Thiago.
Programação de despedida
Enquanto o momento da retomada não chega, ainda vai dar para aproveitar o estabelecimento pelos próximos cinco fins de semana. Para a despedida, o Incógnita preparou uma programação recheada de atrações que já se apresentaram no local, e outros inéditos.
“A maioria desses artistas são quem já se apresentou na casa, que têm alguma história com a gente, e outros que nunca se apresentaram lá mas que são artistas que fazem sentido estar lá”, diz Thiago. A partir desta semana, o bar funcionará somente às sextas-feiras, sábados e domingos, até o dia 18 de junho. Confira a programação:
‘Sensação de dever cumprido’
Thiago Silveira faz um saldo do que viveu enquanto dono do Incógnita. “Apesar de tudo o que aconteceu nesses últimos meses, a gente está com uma sensação, no fundo, de felicidade e de dever cumprido. Nós fizemos muitas conexões, amizades, demos oportunidade para muitos artistas crescerem com a gente”
“Eu vejo essa gratidão neles, e eu também tenho muita gratidão por essas pessoas. Eu sinto que a gente cativou muita gente e que nosso rolê fez muitas pessoas felizes por muito tempo”, conclui Thiago. Confira o anúncio de despedida feita pelos donos do Incógnita Lab:
O INCÓGNITA LAB VAI FECHAR
— Incógnita Lab 8⃣4⃣1⃣2⃣ (@incognita8412) May 16, 2022
(daqui a algumas semanas) pic.twitter.com/FoXLFtaZ0B