TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Jota Quest homenageia Tim Maia e lança ‘Acenda o Farol’ com voz original do cantor

16/12/2025 às 13h14
Jota Quest homenageia Tim Maia e lança 'Acenda o Farol' com voz original do cantor
Clipe já soma mais de dois milhões de visualizações. (Reprodução/Divulgação)

A banda mineira Jota Quest lançou o single ‘Acenda o Farol’, em homenagem a Tim Maia, mestre do soul brasileiro e padrinho artístico do grupo. A música marca o início do projeto comemorativo pelos 30 anos do primeiro álbum de estúdio da banda, “Jota Quest”. O clipe foi lançado em 4 de dezembro e já ultrapassa 2 milhões de visualizações no YouTube.

Uma das curiosidades da nova versão é a presença da voz original de Tim Maia. O fonograma, cujo uso foi autorizado e aprovado por Camelo Maia, filho do cantor carioca, foi extraído da gravação original lançada no álbum ‘Tim Maia Disco Club’, de 1978.

O videoclipe foi gravado no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Fortaleza. Com uma estética psicodélica e cheia de luzes, a arte visual ficou por conta do artista Batman Zavareze. Além de imagens do grupo mineiro, a produção conta com registros visuais do cantor.

Veja o clipe:

Tim Maia batizou a banda

Conforme o Jota Quest, a ideia de lançar a música é conectar o presente com o início da trajetória da banda. Por meio das redes sociais, o grupo relembrou quando Tim Maia ‘batizou’ o então J.Quest no festival Planeta Atlântida, em 1998.

A banda explicou que apesar de ter contado a história inúmera vezes, trouxe imagens que comprovam o momento. O vídeo mostra os integrantes no meio da multidão enquanto assistiam ao show do cantor carioca, grande ídolo do Jota Quest.

“O ano era 1998. A gente ainda se chamava ‘J.Quest’, e era a nossa 1ª vez no Festival. Recém-chegados ao Sul, cheios planos e sonhos, a nossa ideia era apenas assistir de perto ao show do nosso ídolo maior ‘TIM MAIA’ que se aprestava ali, no mesmo palco e festival que a gente”, escreveram.

Como ainda não eram famosos e não tinham as credenciais para ficar no espaço reservado, o grupo mineiro contou que os seguranças tentaram tirá-los da frente do palco. Porém, Tim Maia interviu: “Deixa o pessoal do “J.Quest à vontade, cara… Valeu Jota Quest!! Canta aí, Jota Quest!”.

A partir disso, a banda passou a usar o nome ‘Jota Quest’. “Um marco histórico para a nossa história, com esse que é e sempre será um dos nossos maiores ídolos”, disse.

Vale lembrar que o grupo é uma das atrações do festival Planeta Atlântida, previsto para ocorrer nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul.

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Ana Magalhães

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.
LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ