‘No Clarão da Lua’: MC Papo e Dedé Santaklaus apostam no corrido mexicano em nova música

mc papo dedé santaklaus no clarão da lua
MC Papo e Dedé Santaklaus lançam música ‘No Clarão da Lua’ (Divulgação/Davi Mello)

O gênero que catapultou Peso Pluma ganhou uma roupagem bem belo-horizontina por ninguém menos que MC Papo e Dedé Santaklaus. O corrido mexicano recebeu todo um toque de mineiridade no novo lançamento da dupla, “No Clarão da Lua”, liberada na última sexta-feira (5).

É possível sentir um estranhamento ao ouvir No Clarão da Lua de primeira. Moda de viola cantada pelo dono da voz do hit Piriguete, que bombou em 2006, é algo inesperado para muita gente. Porém, ao escutar o que Papo e Dedé Santaklaus tem a dizer sobre a ideia, o cenário todo faz sentido.

Em entrevista ao BHAZ, MC Papo e Dedé Santaklaus explicam que a ideia de fazer uma música inspirada no corrido mexicano veio da aposta no gênero, que está ganhando destaque, e da identificação com o sertanejo, tão inerente a muitos mineiros.

“A gente viu a cena acontecendo, do corrido mexicano, algumas músicas aparecendo e começando essa cena urbana do corrido atual”, declara Dedé Santaklaus, que é cantor e produtor musical.

“Já tem muito tempo que o corrido existe e que é feito lá no México, só que agora é uma coisa que começou a atrair a galera da diáspora no Sul dos Estados Unidos, e tudo o que chega nos EUA vai para uma coisa mais comercial”, explica MC Papo.

‘Só por diversão’

A semelhança com o modão sertanejo fez a dupla “pirar” no corrido, decidindo fazer a primeira música só por diversão. “Eu nasci em Sete Lagoas, lá tem uma relação muito forte com fazenda velha. Quando eu era criança andava de chapeuzinho e botinha para tudo quando é lado”, diz Dedé.

“Aí eu comecei a acessar na memória. O Papo foi trazendo umas referências e a gente começou a ouvir umas coisas e falar, ‘mano, esse negócio é doido, dá para fazer uma fusão dessa onda com as coisas que a gente já ouviu e ouve hoje em dia'”, completa.

A parte em No Clarão da Lua que se conecta com as músicas atuais é a letra, que remete muito ao que é cantado no funk e no trap. Ao mesmo tempo, a canção se mescla com uma pitada de sofrência, bem na vibe do modão sertanejo.

Dupla já planeja lançar outro single (Divulgação/Davi Mello)

“Dinheiro na conta desce mais um combo pra essas periguete/ Com a vida bandida estou acostumado, aqui nós é cria, nunca foi criado”.

“Quando a saudade vem bater no meu portão, lembro cada vez que alguém partiu meu coração/ Junto os cacos no meu peito e colo no bailão”.

Questionados sobre essa mistura, MC Papo diz que a ideia veio do próprio corrido atual. “O que está rolando agora nos corridos é exatamente isso. A linguagem do trap, do rap, das ruas, só que é essa música do interior que é geralmente o que os caras cresceram ouvindo com os pais”, narra.

“O funk de BH reina, essa referência da composição já está aqui mesmo, no que a gente faz. Nós fomos para os temas que a gente já fala no funk, que é da música de BH”, acrescenta Dedé Santaklaus.

Ouça No Clarão da Lua:

Álbum de ‘Modão Malado’

A dupla não vai parar por aí! MC Papo e Dedé Santaklaus estão produzindo um álbum inteiro no estilo de No Clarão da Lua, intitulado “Modão Malado”. O disco está previsto para sair ainda neste semestre, com várias participações.

“Eu achei que teria que fazer um esforço danado para convencer os caras a fazer [corrido] e na verdade eles empolgaram mais ainda do que a gente, já estão escrevendo mais. Acredito que é uma coisa que muita gente não tem nem ideia que existe”, avalia MC Papo.

“Vai ser modão de cima a baixo e maladeza de cima a baixo”, brinca Dedé. “Vários temas, s]ao várias músicas. Nós estamos com oito e pode ser que apareça mais alguma”, acrescenta.

A expectativa da dupla ao embarcar nesse gênero é que tanto o público quanto outros artistas o abracem. “Já é uma musicalidade que o mineiro e o brasileiro em geral respiram. Aqui a gente está trazendo uma versão nova do sertanejo raíz de lá de trás, com uma roupagem 2025/2030”, finaliza MC Papo.

Acompanhe MC Papo no Instagram neste link.

Siga Dedé Santaklaus no Instagram neste link.

Edição: Lucas Negrisoli
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!