TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

‘O Agente Secreto’ ganha Globo de Ouro na categoria Melhor Filme em Língua Não-Inglesa

12/01/2026 às 07h01 - Atualizado em 12/01/2026 às 09h52
o agente secreto
(Foto: Victor Jucá/Divulgação)

O filme brasileiro ‘O Agente Secretou‘, de Kléber Mendonça Filho, ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. Este é quarta vez que uma produção nacional recebe a premiação. O longa concorria com os filmes ‘Foi Apenas um Acidente’, ‘A Única Saída’, ‘Valor Sentimental’, ‘Sirat’ e ‘A Voz de Hind Rajab’. A cerimônia ocorreu nesse domingo (11) em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O longa-metragem, que estreou em novembro de 2025 e é estrelado pelo ator Wagner Moura, que também levou para casa o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama.

Vale lembrar que, no ano passado, a atriz brasileira Fernanda Torres recebeu a premiação na categoria Melhor Atriz de Drama, pela atuação no filme ‘Ainda Estou Aqui’, do diretor Walter Salles. O longa ainda conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional.

No último domingo (4), ‘O Agente Secreto’ recebeu o prêmio de melhor filme em língua estrangeira no Critics Choice Awards 2026. O filme concorreu com as produções ‘A Garota Canhota’, ‘Foi Apenas um Acidente’, ‘Belén’, ‘Sirat’ e ‘No Other Choice’.

A produção também concorreu à categoria melhor ator com Wagner Moura, mas Timothée Chalamet foi quem ganhou pelo filme ‘Marty Supreme’. Competiram com o artista brasileiro, nesta categoria, os atores Leonardo DiCaprio (‘Uma Batalha Após a Outra’), Ethan Hawke (‘Blue Moon’) e Michael B. Jordan (‘Pecadores’).

Rumo ao Oscar

O Globo de Ouro é uma das principais premiações do cinema, além de ser considerado um dos termômetros para o Oscar, que ocorre em 15 de março. O longa-metragem de Kléber Mendonça tem sido bastante elogiado pela crítica nacional e internacional e foi muito bem recebido nos festivais por onde passou ao longo dos últimos meses.  

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou, em dezembro, a pré-lista de indicados em 12 categorias para a 98ª edição do Oscar. A lista final de concorrentes ao Oscar será divulgada dia 22 de janeiro.

A primeira vez que o Brasil levou um Globo de Ouro foi em 1960, com o filme ‘Orfeu Negro’, do diretor Marcel Camus. O longa venceu o prêmio de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Quase três depois, Central do Brasil (1998), dirigido por Walter Salles, levou o mesmo prêmio.

Em ‘Melhor Ator de Drama’, o filme concorria com:

  • Dwayne Johnson — Coração de Lutador: The Smashing Machine
  • Jeremy Allen White — Springsteen: Salve-me do Desconhecido
  • Joel Edgerton — Sonhos de Trem
  • Michael B. Jordan — Pecadores
  • Oscar Isaac — Frankenstein

Na categoria de ‘Melhor Filme de Drama’, o filme concorria com:

  • Frankenstien
  • Hamnet
  • Foi Apenas um Acidente
  • Valor Sentimental
  • Pecadores

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Ana Magalhães

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.
LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ