Observações noturnas no Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento da UFMG voltam em abril

Observação noturna no Terraço Astronômico
Visitas acontecerão sempre aos sábados (Luiza Bragança/Divulgação)

O Espaço do Conhecimento da UFMG retoma, no dia 1º abril, as observações noturnas gratuitas no seu Terraço Astronômico. Por meio de dois telescópios e um teto retrátil, o público pode contemplar o céu de Belo Horizonte durante a noite.

A atividade havia sido pausada no fim de outubro do ano passado, pela alta nebulosidade e instabilidade do clima. Em 2023, o Espaço do Conhecimento ampliou o número de senhas disponíveis para visitação, devido à grande procura pelo público.

Terraço
Terraço fica no 5º andar do Espaço do Conhecimento (Luis Felipe Amaral/Divulgação)

As observações noturnas acontecerão sempre aos sábados, de 19h às 20h45, desde que as condições climáticas estejam propícias.

A atividade é livre e gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção do museu a partir das 17h30, no dia da atividade. A cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.

Terraço Astronômico

O Terraço Astronômico fica no 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários, região Centro Sul de BH.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes.

No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade.

O Terraço Astronômico ainda oferece a observação solar aos domingos, das 11h às 12h45h, com retirada de 70 senhas a partir das 10h.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!