Parque Municipal de BH reabrirá nesta quinta-feira, após vacinação de gatos contra a raiva

parque-municipal
Ainda em reformas, Parque Municipal reabrirá as portas nesta semana (Amanda Dias/BHAZ)

O Parque Municipal de BH será reaberto ao público a partir desta quinta-feira (2), após ficar um período fechado para monitoramento da raiva. Neste ano, morcegos diagnosticados com a doença foram encontrados na área, e a Secretaria Municipal de Saúde realizou a vacinação antirrábica nos felinos do local. Na próxima segunda-feira (6), o Teatro Francisco Nunes também voltará a abrir as portas.

Por conta do diagnóstico de morcegos com raiva, o parque teve que ser interditado pela presença do vírus rábico no local, onde coexistem mamíferos silvestres e domésticos – principalmente gatos. A doença é letal para praticamente 100% dos acometidos, portanto, mesmo após a vacinação dos felinos, o parque permaneceu fechado para monitoramento.

A Secretaria Municipal de Saúde chegou a diagnosticar, neste ano, 21 morcegos com a raiva. Até o momento, de acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), nenhum outro animal com a doença foi identificado.

Funcionamento

Com a reabertura, o funcionamento do Parque Municipal será de terça-feira a domingo, das 8h às 18h, com entrada permitida até às 17h. Seguindo às recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, é necessário o agendamento prévio para visitas.

Os ingressos gratuitos para visitar o parque ficam disponíveis às segundas-feiras, a partir das 8h, no site da PHB. Dessa forma, os visitantes conseguem escolher a melhor data durante toda a semana.

Quem não conseguir realizar o agendamento pode conseguir ingressos de lote extra, que é uma cota de entradas lançada nos dias de funcionamento do parque, sempre às 9h. O número de ingressos é baseado nas desistências, ou seja, pessoas que agendam e não comparecem.

Atenção às obras

Ademais, recomenda-se que o público fique atento no momento de circular pelo parque, uma vez que ele está passando por reformas. Segundo a PBH, as mudanças buscam garantir uma melhor infraestrutura para os visitantes, o que inclui a recuperação de diversos pontos do parque.

Para voltar a acessar o parque, a prefeitura informa que as orientações para o uso obrigatório de máscara cobrindo nariz e boca, o distanciamento de pessoas e a frequente higienização das mãos continuam valendo.

Vacina contra febre amarela exigida

Assim como outros parques da capital, também será exigida a vacinação contra a febre amarela. Em caso de o visitante não estar com o comprovante de vacinação, ele poderá preencher uma declaração que conste que a imunização foi feita há pelo menos 10 dias.

É possível fazer, também, o processo de comprovação no momento do agendamento. Bebês menores de 9 meses não podem acessar o parque por ainda não poderem ser imunizados contra a febre amarela.

Caso veja um morcego: o que fazer

Em caso de identificação de um morcego com comportamento anormal, ou seja, caídos no chão vivos ou mortos, pendurados em paredes, troncos de árvores, janelas ou locais de baixa altura, a população não deve tocar ou tentar remover o animal.

Sendo assim, a prefeitura pede que se acione imediatamente os serviços de zoonoses da capital, para que uma equipe seja enviada ao local para fazer o recolhimento de forma adequada. Os telefones são 3277-7411/3277-7413/ 3277-7414 ou ainda pelo 156.

Volta do Teatro Francisco Nunes

Por conta do fechamento do Parque Municipal, o Teatro Francisco Nunes também interditou suas portas para acompanhar as diretrizes do funcionamento do espaço e garantir a segurança do público. Com a volta na próxima segunda-feira, o local será palco da 11ª edição da FAN BH (Festival de Arte Negra de Belo Horizonte). 

A programação é gratuita, com retirada prévia dos ingressos. Demais informações ficarão disponíveis no site oficial do festival. O público deverá, também, seguir as diretrizes do parque e apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19 e a febre amarela (acesse aqui o site do FAN).

Anota aí:

Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.377 – Centro
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18h (entrada permitida até as 17h)

Acesso gratuito ao espaço com agendamento prévio 

Teatro Francisco Nunes
Funcionamento: das 9h às 22h, conforme programação do equipamento cultural, que pode ser acompanhada pelo portalbelohorizonte.com.br.

Após o fechamento do Parque, o acesso ao teatro se dá exclusivamente pela guarita localizada à Avenida Afonso Pena, em frente ao prédio da Prefeitura.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!