Playlist do ‘Sextou’: Confira os melhores lançamentos do mundo da música, com Lagum, Noema e mais

noema-lagum-pedro-sampaio-anitta
Noema, Lagum, Pedro Sampaio e Anitta são alguns dos artistas presentes na Playlist do ‘Sextou’ (Divulgação/Mariana Avila + Reprodução/@lagumoficial/@Anitta/Twitter)

A playlist do BHAZ desta sexta-feira (10) está para lá de especial – assim como todas as outras. Mas hoje, as bandas belo-horizontinas estão dominando a parada: Lagum acaba de lançar seu novo álbum, e a Noema está marcando território no cenário musical com o segundo single, e é claro que contamos todos os detalhes sobre essas novidades. Além disso, tem muitos hits para dançar e curtir, e até aquela música para dar uma choradinha. Vem com a gente!

MEMÓRIAS (de onde eu nunca fui) – Lagum

O ano de 2020 trouxe muitos desafios e perdas para inúmeras pessoas ao redor do mundo, e com a banda Lagum não foi diferente. Em plena época de ascensão pelo Brasil, o grupo de mineiros se viu tendo que dar um “stop” no trem por dois motivos nada simples: a pandemia de Covid-19 e o falecimento de um dos integrantes da banda, o Tio Wilson.

Mas em meio a tantos desafios, o grupo, que agora é formado por Pedro, Jorge, Chico e Zani, conseguiu erguer forças e colocar o trem em marcha novamente. Depois do lançamento de “Ninguém Me Ensinou”, em julho deste ano, a promessa do novo álbum do grupo estava cada vez mais próxima, e foi cumprida nesta sexta-feira (10).

“Memórias (de onde eu nunca fui)” conta com 10 faixas e participações de Emicida, L7NNON, Mart’nália, e os instrumentais de bateria do Tio Wilson, gravados antes de seu falecimento. Jorge, guitarrista do grupo, conta detalhes sobre o álbum ao BHAZ: “O álbum ia ter um outro direcionamento, uma outra temática, e a partir do falecimento do Tio a gente repensou tudo”.

A escolha do título

“O título tem a ver com o que as pessoas viveram nesse período de pandemia, de sentir um deslocamento temporal, olhar para o futuro e ficar questionando quando isso ia acabar, e ao mesmo tempo olhar para trás e pensar tudo o que a gente já tinha vivido, nas coisas que poderiam ter acontecido caso o álbum tivesse sido lançado”, explica o artista.

Segundo Jorge, por conta desses desafios, e que foram vividos pela banda, eles acabam brincando que o nome da próxima turnê será “Para Ficar na Memória”. O guitarrista também fala sobre a capa do novo álbum: “A gente está segurando uma tela em branco, e tela geralmente remete a uma coisa do passado, a uma memória, a alguma coisa que está ali”.

“E no nosso caso ela está em branco porque são coisas que ainda vão acontecer. E esse álbum, por ser justamente a despedida do Tio representa, um presente maravilhoso que ele deixou para nós, e que vamos colher esses frutos”, finaliza Jorge. “Memórias (de onde eu nunca fui)” é uma mistura de rock com o novo MPB, e fala sobre os medos de se entregar a um novo amor, dentre outros temas.

Destaque – Noema

O BHAZ nunca erra no quesito trazer novidades do cenário musical belo-horizontino para esta playlist, e hoje não poderia ser diferente. Apresentamos a banda Noema, formada por quatro integrantes: Leo (baterista), Gui (baixista), Luiz (guitarrista) e Cruvinel (vocalista). Nesta sexta-feira (10), o grupo lançou sua segunda música autoral, intitulada “Destaque”.

A canção mistura a essência da MPB (Música Popular Brasileira) com elementos modernos, e fala sobre o início de um amor jovem despertado através de um olhar, conforme a Noema descreve. “É uma música que remete muito ao verão, ela é bem animada e vai trazer a galera para cima”, descreve Cruvinel ao BHAZ.

Noema nasceu a partir de um projeto solo de Cruvinel, no fim de 2019, no restaurante Distrital, em Belo Horizonte. Ele se apresentou junto a alguns dos outros integrantes e, a partir daí, surgiu a ideia de formarem uma banda. O grupo uniu suas próprias referências para formar um som que hoje traduz o que é a Noema.

Novo e velho MPB

“Tem muita coisa de Brasil, MPB em todas as temporalidades, desde samba, bossa nova, Clube [da Esquina]… Mas a gente não quer ser uma coisa que não é compatível com o que a gente vive, com a nossa geração”, explica Leo.

Já sobre o nome escolhido para a banda, os jovens contam que não tem a ver com o real significado, mas que caiu bem pela sonoridade. “Fui pesquisando, jogando várias coisas no Google”, confessa Cruvinel, que foi quem chegou com a ideia de “Noema”. Leo acrescenta: “A gente achou fácil, sonoro, remete ao Brasil, acaba que tem a ver um pouco com a arte”.

No Chão Novinha – Anitta e Pedro Sampaio

Hora de sair um pouco da calmaria desta playlist e agitar um pouco ao som do novo lançamento de Anitta e Pedro Sampaio. A dupla liberou, nessa quinta-feira (9), a tão aguardada colaboração entre os dois, “No Chão Novinha”, que é uma mistura de pop com funk – ritmo que tem bombado nas redes sociais.

Os artistas chamaram a atenção de uma grande multidão em Belém (PA), ao viajarem para a região somente para fazer gravações do clipe, que ficou disponível nesta sexta-feira (10). A divulgação está pesadíssima, com vários tiktokers e influenciadores já reproduzindo a coreografia oficial nas redes.

Anaconda – Luísa Sonza e Mariah Angeliq

Aproveitando a leva do pop, trazemos o novo lançamento de Luísa Sonza com a cantora Mariah Angeliq – que também estava sendo bastante aguardando pelos fãs da loirinha. Embora seja feita para agitar, a canção surpreende com momentos mais lentos, em que Mariah surge cantando em espanhol e, no fim, batidas de funk complementam a música.

O clipe foi bem recebido pelo público, e já acumula mais de 1 milhão de visualizações em apenas 24 horas de lançamento. Luísa Sonza também foi bastante aclamada por sua apresentação da música no Prêmio Multishow, onde ela cantou Anaconda pela primeira vez.

It’ll Be Okay – Shawn Mendes

Para fechar, voltamos à calmaria – e talvez entremos no “modo sofrência” – com o novo lançamento do cantor canadense Shawn Mendes, a canção “It’ll Be Okay”. Recentemente, o gato terminou seu relacionamento de dois anos com a cantora Camila Cabello, e agora está chorando as pitangas em seu novo single.

“It’ll Be Okay” traz uma letra sensível, e mostra um lado mais vulnerável de Shawn Mendes, esperançoso de que tudo fique bem apesar do término. A canção ainda não recebeu um clipe, mas marca o início de uma nova era para o artista. Confira:

Playlist completa

Gostou das indicações e quer saber o que mais tem de novidade no mundo da música? A playlist do sextou do BHAZ pode dar aquela ajudinha. Por lá, você vai encontrar todos os projetos citados nesta matéria e mais alguns outros lançamentos recentes, que passam por todos os estilos – tudo indicado pela nossa equipe. Vale a pena conferir e nos acompanhar na plataforma:

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!