Projeto É Agora!2 leva espetáculo gratuito a escola de BH para orientar estudantes

espetáculo do projeto é agora!2
Projeto É Agora!2 leva espetáculo para auxliar alunos em diversas escolas do Brasil (Luiza Palhares/Bushido Produções)

Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Celso Machado, em BH, receberão uma mãozinha para lidar com a escolha do futuro profissional. O Projeto “É Agora!2” fará um espetáculo gratuito no colégio, nesta quarta-feira (5). O objetivo é levar informações para os alunos que poderão auxiliar nesse período de dúvidas e incertezas.

O espetáculo ocorre às vésperas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022, em que muitos estudantes se sentem pressionados para escolher qual faculdade cursar. A peça vai ser apresentada em duas sessões, às 8h15 e às 10h15.

Durante a encenação, será abordará a questão da escolha profissional de maneira leve, divertida e sintonizada com o momento vivido por milhares de estudantes do Ensino Médio. A direção da escola optou por exibir o espetáculo para os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano.

“Será nosso maior público da temporada. Foi muito gratificante retomar as sessões presenciais, levando arte, cultural e informação aos alunos da rede pública. Sentimos que contribuímos para oferecer propósito e esperança em um futuro melhor”, diz o coordenador-geral do projeto É Agora!2, Guilherme Aragão.

Sobre a peça

A trama vai mostrar três estudantes da uma escola fictícia, que descobrem uma sala de aula escondida. Nela, se depara com Dona Cleide, uma misteriosa e espivitada secretária que, com seu jeito simples e peculiar, levanta questões que podem facilitar a escolha de uma profissão e de uma formação.

Ambas apresentações terão a presença de um intérprete de Libras e acessibilidade física de conteúdo. O Projeto É Agora!2 já passou por outras escolas de Minas Gerais, bem como do Paraná e de São Paulo. A peça é realizada pela Bushido Produções.

Cena do espetáculo do Projeto É Agora!2 (Luiza Palhares/Bushido Produções)

A diretora do espetáculo, a dramaturga Élida Strazzi aponta que é natural que o estudante do Ensino Médio sinta-se pressionado ou demonstre insegurança por conta da “urgência” de definir a profissão que irá seguir. “Afinal, são muitas cobranças envolvidas na tomada de uma decisão que influenciará todo o seu futuro”.

“Por isso, o enredo destaca a importância do diálogo – tanto no ambiente escolar quanto familiar – descortinando horizontes para que os jovens se orientem e sintam-se mais seguros e acolhidos”, completa Élida.

Cartilha das profissões

Depois da peça, os alunos vão receber exemplares da “Cartilha das Profissões”, feita sobe medida para o Projeto “É Agora!2”. O material contém a descrição de vários cursos, profissões, áreas de atuação e remuneração esperada, além de sugestões de iniciativas para quem deseja empreender.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!