‘Resistência Negra’, série documental com Djonga retrata como movimento se fortalece ao longo dos anos

Apresentado por Djonga e Larissa Luz, “Resistência Negra” é a nova série documental lançada pelo Globoplay (Divulgação)

A nova série documental, “Resistência Negra”, foi lançada nessa segunda-feira (20) e é apresentada por Djonga e Larissa Luz. A estreia no Globoplay aconteceu no dia em que é celebrado a Consciência Negra. Uma data já marcante que agora ganha mais uma produção que mostra a luta do povo negro no Brasil.

Com cinco episódios ao todo, a série traça uma paralelo em relação à resistência do movimento negro vivida nos dias de hoje e também há muitos anos. Temas como política, cultura e religião são abordados. Além disso, é exaltada sobre como isso aconteceu e também a importância que isso teve na história.

A trama mostra que essa resistência está relacionada diretamente com dois fatores que são fundamentais: a primeira é ligada aos princípios que deveriam ser básicos: ter igualdade nos direitos como qualquer outro cidadão comum, liberdade para fazer o que quiser e, acima de tudo, sobreviver.

O segundo fator tem relação com a importância de se conseguir preservar a intelectualidade negra, que pode ser vista sempre com muito talento com o passar dos anos. E que graças a resistência iniciada por pessoas como Emília do Patrocínio, Zumbi dos Palmares, entre outros, hoje tem crescido, mesmo que não seja na velocidade como muitos gostariam.

Tudo isso é contado por pesquisadores e pelas próprias pessoas que são integrantes da luta, sendo retratada em um processo gradativo da construção de um carro alegórico no processo de barracão que permanece presente até o episódio final. Momento em que surgem grupos que fomentam ainda mais a construção de um novo futuro.

“Resistência Negra” é uma produção idealizada pelo professor doutor babalaô Ivanir dos Santos. Está disponível no Globoplay em cinco episódios, que têm em média 40 minutos, e são lançados diariamente.

Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!