Noveleiro? Na semana de despedida, veja 10 músicas do Skank que já tocaram em trilhas

skank novelas
Diversas novelas foram embaladas por músicas do Skank (Divulgação/TV Globo)

Ao longo de mais de 30 anos de carreira, o Skank marcou gerações com músicas inesquecíveis. Além de emplacar um sucesso atrás do outro em rádios e festas, a banda mineira também já embalou um bocado de trilhas sonoras de diversas novelas brasileiras.

O grupo fez o seu último show no Mineirão, mas as músicas ficam na memória da cultura televisiva do país. Em meio à despedida da banda, o BHAZ traz 10 canções do Skank que apareceram em trilhas sonoras de telenovelas nacionais.

Confira a lista das músicas do Skank, de acordo com a cronologia de lançamento das novelas:

Pacato Cidadão – ‘A Próxima Vítima’ (1995)

  • Disco: Calango
  • Ano de lançamento: 1994

Em forma de crítica, a canção problematiza a vida nas grandes cidades e o estado de torpor que a rotina intensa pode levar.

Essa produção do Skank fez parte da trilha da novela “A Próxima Vítima”, que passou na Globo entre março e novembro de 1995, na faixa das 20h30. A música foi tema do personagem Tonico, interpretado por Selton Mello, mas também tocava em cenas gerais da obra.

“Pra que tanta sujeira nas ruas e nos rios? Qualquer coisa que se suje, tem que limpar. Se você não gosta dele, diga logo a verdade, sem perder a cabeça, sem perder a amizade”…

É Uma Partida de Futebol – ‘Zazá’ (1997-1998)

  • Disco: O Samba Poconé
  • Ano de lançamento: 1996

Uma das músicas mais emblemáticas do Skank, “É Uma Partida de Futebol” retrata a paixão nacional pelo esporte, sob a ótica da base e a razão de tudo: a torcida.

Na novela “Zazá”, exibida na Globo entre maio de 1997 e janeiro de 1998, na faixa das 19h, a canção foi tema da personagem Silvia (Rachel Ripani), uma jogadora de futebol na trama.

“Posso morrer pelo meu time. Se ele perder, que dor, imenso crime. Posso chorar se ele não ganhar, mas se ele ganha, não adianta, não há garganta que não pare de berrar”…

Balada do Amor Inabalável – ‘Laços de Família’ (2000-2001)

  • Disco: Maquinarama
  • Ano de lançamento: 2000

A romântica música do Skank retrata uma “convivência de amizade apaixonada” e fez parte da trilha sonora da novela “Laços de Família”.

A história de Manoel Carlos foi ao ar na Globo entre junho de 2000 e fevereiro de 2001, na faixa das 21h. A canção foi tema do personagem Edu, interpretado por Reynaldo Gianecchini.

“Mesmo que a gente se separe por uns tempos, ou quando você quiser lembrar de mim, toque a balada do amor inabalável, swing de amor nesse planeta”…

Acima do Sol – ‘As Filhas da Mãe’ (2001-2002)

  • Disco: MTV Ao Vivo: Skank [gravado em Ouro Preto]
  • Ano de lançamento: 2001

Na canção, o eu lírico tenta avisar a seu amigo que ele está deixando escapar uma boa chance de ter um grande amor: “tão fácil perceber que a sorte escolheu” o homem, mas ele não consegue enxergar isso.

“Acima do Sol” esteve na trilha sonora de “As Filhas da Mãe”, que passou na Globo entre agosto de 2001 e janeiro de 2002, na faixa as 19h. A música era tema do casal formado por Joana (Priscila Fantin) e Diego (Mário Frias).

“Eu queria insistir, mas o caminho só existe quando você passa”

Dois Rios – ‘Mulheres Apaixonadas’ (2003)

  • Disco: Cosmotron
  • Ano de lançamento: 2003

A romântica música fez parte da novela “Mulheres Apaixonadas”, exibida na Globo entre fevereiro e outubro de 2003, na faixa das 21h. A canção era tema do casal formado por Paulinha (Ana Roberta Gualda) e Rodrigo (Leonardo Miggiorin).

“E o meu lugar é esse ao lado seu, meu corpo inteiro. Dou o meu lugar, pois o seu lugar é o meu amor primeiro. O dia e a noite, as quatro estações”…

Vou Deixar – ‘Da Cor do Pecado’ (2004)

  • Disco: Cosmotron
  • Ano de lançamento: 2003

Quando se fala em novelas que incluem a banda mineira na trilha sonora, é impossível não citar “Da Cor do Pecado”, que se passou entre janeiro e agosto de 2004, na faixa das 19h.

Na novela, a animada música do Skank era tema dos Sardinha, a cômica família de lutadores de artes marciais formada pela matriarca Edilásia (Rosi Campos) e seus cinco filhos: Apolo (Reynaldo Gianecchini), Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschling) e Abelardo (Caio Blat). “Vou Deixar” também tocava em diversas outras cenas e antes dos intervalos da novela.

“Mas vou ficar aqui até que o dia amanheça. Vou me esquecer de mim, e você, se puder, não me esqueça”…

Beleza Pura – ‘Beleza Pura’ (2007)

A convite da Globo, o Skank gravou a música de abertura da novela “Beleza Pura”, que foi ao ar entre fevereiro e setembro de 2008, na faixa das 19h. A letra, que tematiza a beleza da mulher, foi composta por Caetano Veloso.

“Dentro daquele turbante do filho de Gandhi, é o que há. Tudo é chique demais, tudo é muito elegante”…

Ainda Gosto Dela – ‘Negócio da China’ (2008)

  • Disco: Estandarte
  • Ano de lançamento: 2008

A música se passa em meio ao término de um relacionamento, retratando uma situação que o eu lírico ainda nutre sentimentos pela pessoa que o deixou.

Cantada pelo Skank em parceria com Negra Li, a canção fez parte da novela “Negócio da China”, que passou na Globo entre outubro de 2008 e março de 2009, na faixa das 18h. A música embalou o casal formado por Diego (Thiago Fragoso) e Celeste (Juliana Didone).

“E eu ainda gosto dela, mas ela já não gosta tanto assim… A porta ainda está aberta, mas da janela já não entra luz”…

Fotos na Estante – ‘Araguaia’ (2010-2011)

  • Disco: Multishow Ao Vivo: Skank no Mineirão
  • Ano de lançamento: 2010

A música apareceu na novela “Araguaia”, que foi ao ar na Globo entre setembro de 2010 e abril de 2011, na faixa das 18h. A canção foi tema do personagem Fred (Raphael Viana), que teve um relacionamento com Janaína (Suzana Pires).

A música fala sobre o amor platônico inserido em uma realidade inventada pelo eu lírico, que tentou se aproximar da pessoa amada de diversas formas.

“São memórias tão reais do que nunca aconteceu. Desenhei miragens tolas nas margens do seu deserto… E uma verdade impossível só pra ter você por perto”…

Presença – ‘Amor Eterno Amor’ (2012)

  • Disco: Multishow Ao Vivo: Skank no Mineirão
  • Ano de lançamento: 2010

A letra da música brinca com a polissemia da palavra “presente”, associando-a ao sentido de presença, companhia, e também de um mimo, um brinde carinhoso.

A canção fez parte da trama “Amor Eterno Amor”, que foi ao ar na Globo entre março e setembro de 2012, na faixa das 18h. A música do Skank representava um tema geral na novela, aparecendo em diversas cenas.

“Está em tudo sempre onde vou, já não preciso procurar… O seu presente eu sou, onde está presente eu tô”…

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!