Exposição de Marc Chagall chega ao CCBB Belo Horizonte: ‘Só o amor me interessa’

exposição marc chagall
Exposição do artista Marc Chagall estreia no CCBB BH nesta quarta-feira (Asafe Alcântara/BHAZ)

A exposição “Marc Chagall: sonho de amor” vai desembarcar no CCBB BH (Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte) nesta quarta-feira (12). A entrada é gratuita, e a mostra conta com mais de 180 obras de Marc Chagall. A exposição foi sucesso em sua passagem pelo CCBB Rio de Janeiro e pelo CCBB Brasília.

Marc Chagall foi um artista que marcou o século XX pelo uso revolucionário das formas e das cores, criando um universo lírico e poético em suas pinturas e escritos. A trajetória dele foi pautada pelo amor que dedicava à vida e à arte. Chagall ficou reconhecido com um dos nomes mais importantes da arte moderna.

A exposição é anunciada já no pátio do CCBB pela instalação contemporânea Air Fountain, cedida pelo artista norte-americano Daniel Wurtzel. Nas salas expositivas, as obras de Marc Chagall emergem temas como origens e tradições russas, amor e exílio na representação do mundo sagrado, e lirismo e poesia.

Abertura com dança

A abertura da mostra contará com performances de dança na obra Air Foutain, às 11h e às 18h, no pátio do CCBB. Na quinta-feira (13), às 20h, a curadora da exposição, Lola Durán Úcar vai ministrar uma palestra sobre Chagall e o legado dele. Os ingressos para a apresentação podem ser retirados o site do centro cultural ou na bilheteria física.

“Só o amor me interessa, e eu estou apenas em contato com coisas que giram em torno do amor” é a famosa frase de Marc Chagall, e que orienta a exposição. Segundo Lola, entraram na seleção obras “que mostram diferentes técnicas e suportes que Chagall utilizou com grande virtuosismo”. A mostra vai até o dia 16/01/23.

Dentre os trabalhos que fazem parte da exposição, pode-se destacar o raro guache “O avarento que perdeu seu tesouro”, de 1927. As gravuras coloridas à mão da série Bíblia é um outro destaque da mostra. Também se destacam litografias publicadas em 1954 em uma revista parisiense como uma homengem ao país.

Em cada seção da exposição encontram-se obras emblemáticas, entre as quais pode-se citar: Os amantes com asno azul, de ca. 1955, O galo violeta, de 1966-1972, Os reflexos verdes, de 1964, Duas cabeças, de 1966, Buquê de flores sobre fundo vermelho, de ca. 1970, Os noivos com trenó e galo vermelho, de 1957, e outras.

Sobre Marc Chagall

Marc Chagall nasceu em 7 de julho de 1887, na antiga Rússia, e morreu aos 98 anos de idade na França, em 1985. Atravessou períodos históricos como a Revolução Russsa, a 1ª e 2ª Guerras Mundiais, e a consolidação do Estado de Israel. Viveu na França, nos EUA e na URSS, ocupando o cargo de comissário de Belas Artes.

Após atuar no cargo, o artista mudou-se para Moscou, onde trabalhou nos painéis e o mudral do Teatro Judeu. Em seguida, mudou-se para Berlim, e partiu para Paris, a cidade à qual dirigiu várias delcarações de amor e viveu a maior parte de sua vida.

Durante sua trajetória artística, Chagall fundiu culturas como o judaismo e a Rússia, e abriu caminhos para o surrealismo. Nas artes gráficas, Marc Chagall alcançou pleno domínio das técnicas de água-forte e de litografia.

Anota aí:

Marc Chagall: sonho de amor
Data: 12 de outubro a 16 de janeiro
Local: CCBB Belo Horizonte | Praça da Liberdade, 450, Funcionários
Funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças-feiras
Ingressos gratuitos: https://ccbb.com.br/ ou na bilheteria física do CCBB

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!