Artista joga picles do McDonald’s no teto de galeria e vende ‘arte’ por R$ 35,6 mil

picles arte galeria
Obra de arte ficou exposta em galeria na Nova Zelândia (Reprodução/@fineartssydney/Instagram)

Um artista arremessou uma fatia de picles do McDonald’s no teto de uma galeria e a colocou à venda por 10 mil dólares australianos (cerca de R$ 35,6 mil). Intitulada como “Pickle”, a obra de Matthew Griffin gera discussão sobre o que é ou não é arte nas redes sociais.

De acordo com o Today, em 7 de julho, o artista australiano estreou um trabalho que intitulou “Pickle”, uma única fatia de picles que ele arrancou de um cheeseburger do McDonald’s e jogou no teto branco imaculado de um espaço de galeria. E não, a “arte” não se desprendeu do local.

O trabalho foi exibido recentemente na Michael Lett, uma galeria da Nova Zelândia, em mostra chamada “Hosting Fine Arts, Sydney”.

A obra é descrita como “uma escultura que compreende a fatia de picles de um cheeseburger do McDonald’s jogada no teto. ‘Pickle’ é um dos quatro novos trabalhos em Belas Artes, a exposição de Sydney em Auckland hospedada no Michael Lett”. Logo depois, a postagem descreve os ingredientes de um hambúrguer.

Intencional

Griffin é um artista conhecido por iniciar conversas sobre a pretensão percebida do mundo da arte, usando a comédia como ponto de partida para discutir questões sérias como saúde e atendimento odontológico para artistas freelancers na Austrália, por exemplo.

De acordo com a galeria, este trabalho mais recente é intencionalmente projetado para questionar se a arte tem valor ou se não tem. Se você esperava ver o trabalho, ou talvez até mesmo desembolsar o dinheiro pelo trabalho, infelizmente, o show foi encerrado em 30 de julho. Não há informações se a obra foi vendida ou não.

É arte?

Nos comentários da publicação da galeria, as pessoas brincavam e discutiam sobre a situação. “Fui expulso de um McDonald’s pela polícia por fazer isso quando era adolescente, agora é arte”, disse um internauta. “O teto vem junto?”, brincou outra pessoa.

“Matt deveria conseguir um emprego de verdade e vocês deveriam ligar para a equipe de limpeza. As palavras que você emprega para descrever essa porcaria são surpreendentes. E como não há muito o que contar, vamos preencher o espaço com a descrição nutricional de um hambúrguer. Estou adorando!”, disse um terceiro.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!