‘Modernos Eternos’: Edifício emblemático da Praça 7 recebe mostra de arquitetura e design

edifício p7 criativo obra copo lagoinha
Prédio foi reinaugurado em abril deste ano como centro criativo (Amanda Dias/BHAZ + Divulgação/Modernos Externos Street)

BH realiza, de hoje (29) até o dia 7 de julho, a sétima edição da ação Modernos Eternos, no Edifício P7 Criativo, na Praça Sete. Artistas, arquitetos e designers tem suas obras espalhadas em quarenta ambientes, que estão distribuídos pelos nove andares do prédio. O destaque é para o Copo Lagoinha, objeto homenageado deste ano. A partir dele, vários profissionais o usaram como inspiração para obras, que estão instaladas tanto no edifício quanto em oturos pontos da cidade.

Sobre o P7 Criativo

O Edifício P7 Criativo é uma das obras emblemáticas construídas na capital mineira. Assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o prédio pertenceu ao antigo Banco Mineiro de Produção, que, posteriormente, ficou conhecido como Bemge. A obra possui 25 andares e teve sua inauguração em 1950.

No ano de 2016, o edifício foi tombado como patrimônio arquitetônico pelo IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Hoje, já funcionando como P7 Cirativo, o local tornou-se um hub de economia criativa, abrigando profissionais do audiovisual, moda, software, tecnologia da informação, design, comunicação, arquitetura, entre outras áreas.

Copo Lagoinha como ícone de BH

Nesta edição, a Modernos Eternos focou na cultura da capital mineira, definindo o Copo Lagoinha como ícone a ser homenageado. O objeto também é patrimônio de Belo Horizonte, pois está presente nos bares, cafés e no dia a dia dos moradores da cidade.

Criado em 1947 por Nadir, o copo americano, como também é chamado, ganhou tal nome por ser produzido em máquinas de origem norte-americana. Ele já chegou a representar o design brasileiro no Museu de Arte Moderna de Nova York. O nome “Copo Lagoinha” faz referência ao bairro Lagoinha, onde, na década de 1940, foi apresentado pela primeira vez nos bares.

Através da ação “Modernos Eternos Street”, as obras conceituais feitas com o copo lagoinha estão espalhadas em diversos locais de BH, como os corredores do Diamond Mall, no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, na Cobo Galeria Mercado Novo, no Ponteio Lar Shopping, e no próprio edifício P7 Criativo, onde ocorrem as demais exposições.

Modernos Eternos vai até dia 7

Até o dia 7 de julho, a Modernos Eternos ficam no edifício da Praça 7 elementos de decoração, peças vintages e contemporâneas, atividades e ações de cultura, moda, história, entretenimento e gastronomia. Histórias de artistas, arquitetos, decoradores, designers, personalidades e muita música ao vivo fazem parte do evento.

Ao fim da tarde, os visitantes podem curtir uma linda vista do pôr-do-sol no último andar do prédio, enquanto curtem alguma música tocada pelos DJs convidados. Os ingressos para acesso às exposições custam a partir de R$ 335 (meia-entrada), e podem ser adquiridos aqui.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!