Viaduto Santa Tereza recebe edição de 10 anos da final do Duelo de MCs neste sábado

Final do Duelo de MCs
Agora, evento será gratuito e acontecerá inteiramente no sábado (Cadu Passos/Divulgação)

A 10ª edição da final nacional do Duelo de MCs, que antes aconteceria no Parque Municipal, vai voltar para casa: neste sábado (3), o Viaduto Santa Tereza recebe mais uma vez a disputa. A mudança, segundo a Família de Rua, se deu por causa de perda de patrocínio e entraves institucionais.

“Apesar dos nossos esforços coletivos e da força de geral que entendeu a missão e chegou junte pra fortalecer no corre da venda de ingressos, a realização da final no Parque Municipal se tornou inviável”, diz o coletivo que organiza o duelo.

Outra novidade é que, agora, o evento será gratuito e acontecerá inteiramente no sábado. Quem já havia comprado ingressos será reembolsado automaticamente. Com a mudança de local, os shows de Azzy, Rashid e Orochi precisaram ser cancelados.

Batalha de MCs

Neste ano, a final da maior competição de freestyle do Brasil vai contar com a presença de 32 MCs, de todas as regiões do país. O evento começa ao meio-dia, com a fase inicial, as oitavas, quartas, semifinal e final todas no mesmo dia.

Ao contrário da edição do ano passado, a competição desta vez vai contar com a presença de público, e o duelo também será transmitido ao vivo no canal da Família de Rua na Twitch e no YouTube.

Quem vai comandar as pickups ao longo do dia são os DJs LB e Cia. Mantendo a tradição, Douglas Din e Colombiana serão os mestres de cerimônia da edição. Clara Lima, Allan Freestyle, MC Noventa e Alança serão jurados.

Confira os MCs que participam da final deste ano: Nega Ruiva (MG), Hougue (PE), Hope (AM), Bispo (RR), HC (RO), Thug Dog (AC), CH (ES), Mendes (SC), Dubaile (RS), Guxtta (TO), Kaemy (GO), Nono (DF), Épico (MA), Tonhão (CE), Mexicano (RN), Akuma (PB), Klebin (AL), Will (SE), Havel (MT), CJ (MS), Allan (PR), Big Mike (SP), THG (PA), Ayala (AP), Thorment (RJ), Ecaep (PI) e Japa (BA).

10 anos de história

Em 2022, o Duelo Nacional celebra 10 anos. O projeto nasceu em 2012, com a participação de sete estados da federação. Na edição deste ano, a competição conta com a participação de todos os estados brasileiros, pela primeira vez.

O processo seletivo do campeonato começou em abril. Entre os meses de agosto e novembro, o projeto circulou o país realizando todas as finais estaduais da sua décima edição.

O Nacional é organizado pela Família de Rua, em parceria com organizações locais em todas as cinco regiões do país.

Desde 2007, o coletivo promove o Duelo de MCs, projeto que se tornou um dos mais importantes movimentos periódicos de ocupação do espaço público de Belo Horizonte, a partir do encontro das manifestações artísticas do hip hop.

Fazendo do baixio do Viaduto Santa Tereza a sua casa, o duelo reúne, a cada edição, uma média de 1.500 pessoas, vindas de todas as regiões da grande BH.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!