Justiça recusa chapa de Engler com coronel; candidato vai recorrer

coronel claudia e bruno engler
Engler diz que vai recorrer para ter coronel Cláudia como vice (Reprodução/@brunoenglerdm/Instagram)

A candidatura do deputado estadual Bruno Engler (PRTB) na disputa pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (19). A 39ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte indeferiu a chapa formada pelo parlamentar, que tem a coronel Cláudia Romualdo como postulante ao cargo de vice-prefeita. Sendo assim, a Justiça manteve Mauro Quintão, presidente do PRTB BH, como vice.

O juiz Henrique Oswaldo Pinto Marinho indeferiu a chapa de Engler com a ex-militar “por não corresponder à ata da convenção do PRTB encaminhada a esta Justiça Especializada”, conforme afirmou em um dos trechos da decisão que pode ser lida na íntegra aqui.

“Foi juntado pelo PRTB comprovante que a ata da reunião extraordinária ocorrida em 16/09/2020 foi ratificada pelo Diretório Nacional, contendo a assinatura do Sr. Levy Fidelix. Ou seja, a decisão [dos nomes para compor a chapa] foi tomada pelo Partido, autorizando a indicação de Mauro Quintão para concorrer ao cargo de vice-prefeito”, destacou o magistrado.

Vai recorrer

A assessoria do deputado Bruno Engler informou, ao BHAZ, que o candidato vai recorrer da “decisão que julgou improcedente o registro de candidatura de sua vice”. “Enquanto houver meios jurídicos disponíveis, serão adotadas todas as medidas cabíveis para sustentar o nome da candidata, Cláudia Araújo Romualdo, ao cargo de vice-prefeita na chapa majoritária”, afirmou em nota.

A candidatura de Engler foi registrada duas vezes, sendo que em uma a ex-militar é apontada como vice e em outra Mauro Quintão. No fim de setembro, o parlamentar gravou um vídeo cobrando posicionamento de Levy Fidelix, presidente nacional do partido, sobre a situação. Para o deputado mineiro ele foi vítima de “pilantragem” e “puxada de tapete das mais malandras” pela legenda.

O que diz Quintão

Procurado pela reportagem, Mauro Quintão disse que não iria se pronunciar sobre o assunto. Apenas destacou que “desde 23 de dezembro de 2019” ele está como pré-candidato à PBH e que aceitou ceder a candidatura a chefe do Executivo municipal ao deputado. “No andamento do processo veio o Bruno Engler e eu abri mão da cadeira e fui naturalmente para vice”, disse.

Sobre a escolha de Engler em recorrer a decisão, ele afirmou: “Não posso responder por atos e falas de terceiros. Prefiro não polemizar com o referido deputado”. O advogado de Quintão, Ronaldo Brêtas, disse acreditar que a decisão não será modificada, mesmo com o parlamentar recorrendo.

“Dentro do juízo de probabilidade, a possibilidade que o recurso seja acolhido e modifique a sentença é pequeno. Acredito que no dia 15 [de novembro, data do primeiro turno das eleições] teremos a chapa Bruno Engler e Mauro Quintão”.

Nota de Bruno Engler na íntegra

“O candidato Bruno Engler informa que recorrerá da decisão que julgou improcedente o registro de candidatura de sua vice. Enquanto houver meios jurídicos disponíveis, serão adotadas todas as medidas cabíveis para sustentar o nome da candidata, Cláudia Araújo Romualdo, ao cargo de vice-prefeita na chapa majoritária”.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!