Cidade mineira perde 611 doses após problema em câmara refrigeradora

vacina covid
Vacinação está suspensa na cidade (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A vacinação contra a Covid-19 está suspensa em Mário Campos, na região metropolitana de Belo Horizonte, desde ontem (23). O motivo é a perda de 611 doses dos imunizantes Coronavac, Pfizer e AstraZeneca. Um problema técnico na câmara refrigeradora fez com que a temperatura chegasse próximo dos 30ºC. Um laudo será apresentado pela Polícia Civil num prazo de 30 dias.

A prefeitura se posicionou sobre o caso pelas redes sociais. A secretária municipal de Saúde, Angelita Inocência de Oliveira, disse que o calendário de vacinação vinha “sendo cumprido” até essa quarta. “A câmara refrigeradora, que encontra-se na central de imunização, apresentou problema de ordem técnica elevando a temperatura do aparelho”.

Na câmara haviam 236 doses de primeira e 375 de segunda e última dose. O consultor jurídico da Prefeitura de Mário Campos, Márcio Grossi, disse ao BHAZ a temperatura que o aparelho chegou após a falha. “As doses precisam ser mantidas em temperaturas de 2ºC a 8ºC e a câmara ficou entre 25ºC a 28ºC”.

As doses foram encaminhadas para a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). “A secretaria que vai dizer [se as doses foram todas perdidas], mas elas não poderão ser aplicadas na população. Nós ficamos pasmem com a situação”.

A secretaria de Saúde de Minas informou ao BHAZ que a Prefeitura de Mário Campos formalizou “a suspeita da perda de 611 doses de vacinas contra a covid-19 e outras 1.469 doses de imunizantes da rotina de vacinação”.

“A SES-MG esclarece que, assim que o município identifica alguma alteração nos seus imunizantes, ele preenche um formulário online e notifica a SES-MG e o Ministério da Saúde. Cabe ao Ministério da Saúde (MS) a análise conclusiva sobre se as doses foram perdidas ou não, bem como definir se elas devem ser inutilizadas”.

Novas doses

A perda das doses impede a continuação da imunização dos moradores. O consultor jurídico informou que novas remessas vão chegar nesta quinta (24). “Hoje vamos receber algumas doses e estamos em contato permanente com o estado sobre a reposição. Já recebemos sinal verde do estado”.

A prefeitura segue vacinando a população contra outras doenças. “Quanto as demais vacinas (influenzas), a vacinação está sendo realizada normalmente na unidade básica do posto de saúde do bairro Bom Jardim”, informou o Executivo municipal em nota postada nas redes sociais.

Conforme Boletim Epidemiológico da SES-MG de ontem, Mário Campos já aplicou 2.875 primeiras doses e 1.077 da segunda e última.

Nota da SES-MG

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o município Mário Campos formalizou para a secretaria nessa quarta-feira, 23/06, a suspeita da perda de 611 doses de vacinas contra a covid-19 e outras 1.469 doses de imunizantes da rotina de vacinação.

A SES-MG esclarece que, assim que o município identifica alguma alteração nos seus imunizantes, ele preenche um formulário online e notifica a SES-MG e o Ministério da Saúde. Cabe ao Ministério da Saúde (MS) a análise conclusiva sobre se as doses foram perdidas ou não, bem como definir se elas devem ser inutilizadas.

Quanto à reposição, se a dose for considerada inutilizada, pelo Ministério da Saúde, a SES-MG é notificada e a reposição das doses é realizada para o município”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!