O supermercado Verdemar é o que podemos chamar de ‘case de sucesso’. De uma pequena padaria no bairro São Pedro, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a pequena venda se tornou um verdadeiro parque de diversões da gastronomia para os belo-horizontinos. Não é à toa que na categoria Melhor Supermercado, os leitores do Bhaz escolheram o Verdemar, no 2º Prêmio Melhores de BH.
História

Tudo teve início quando os sócios Alexandre Poni e Hallison Moreira se conheceram na faculdade nos anos 1990. Na época, Alexandre vendia queijo na mercearia da mãe no bairro Santo Antônio e em padarias e mercadinhos da região. Após um tempo, o empresário viu seu interesse pelo negócio aumentar e resolveu comprar uma mercearia no bairro São Pedro – por meio de uma sociedade com Hallison e um outro amigo, que mais tarde saiu do grupo.

Desde então, a trajetória do Verdemar deu uma guinada e passou por uma sucessão de vitórias que mudaram as vidas dos dois empresários. ‘’Todo dia é um desafio, todo dia é vencer uma nova etapa. Veja, você começar uma coisa igual a gente começou há 25 anos e conseguir ampliar o investimento; e hoje estar com 4 mil funcionários (…) No início você conhecia todo mundo, hoje você não conhece quase ninguém. Semana passada fui na loja na Pampulha e os funcionários não me conhecem. Tive que me apresentar’’, lembra Alexandre.
Inclusiva e sustentável

A expansão progressiva e o perfil de sucesso levam o empreendimento a uma avaliação minuciosa, não só dos clientes, como também dos funcionários e dos próprios donos, para o melhor atendimento possível. Para isso, Alexandre Poni destaca o exercício diário para cumprir o objetivo. “Tem toda uma mão de obra que você tem que manter motivada. E isso é um desafio.” Prezando pelas boas práticas de mercado, como a inclusão de trabalhadores com deficiência nas lojas, o supermercado recebeu o segundo lugar na categoria “Grandes Empresas Inclusivas no Estado de Minas Gerais”, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Verdemar junto às pessoas com transtornos mentais.

Além do perfil inclusivo, outro tema valorizado pela rede é a sustentabilidade ambiental, na qual o Verdemar desenvolve diversas ações. A mais conhecida delas é a eliminação da distribuição — e venda — de sacolas plásticas descartáveis, que causam sérios problemas para o meio ambiente. “Acredito que somos o único supermercado da América Latina que não tem sacola descartável. Nem vendemos, nem damos. E os nossos clientes são engajados em trazer as próprias sacolas retornáveis; isso pra mim é o maior orgulho”, conta Poni.
Diferencial em variedade

O Verdemar é conhecido pela grande variedade de produtos ofertados. Para Alexandre Poni, é de extrema importância que o cliente consiga encontrar qualquer produto possível no local. Por isso o investimento em produtos importados é um diferencial. Nas gôndolas da rede encontram-se produtos oriundos vários países. Tem chás do Sri Lanka, molhos e biscoitos da Tailândia, sucos e frutos da Turquia e temperos da África do Sul. Além, claro, do óbvio: chocolates da Suíça e da Bélgica, creme de amendoim dos Estados Unidos e queijos da França e da Itália.

A rede ousa nos produtos próprios. Uma novidade é na linha de sorvetes, feita em parceria com a sorveteria Easy Ice, que conta com três sabores inusitados: azeite, manjericão e pão de queijo. Os novos sabores foram pensados para atingir outro patamar na gastronomia, saindo do “lugar-comum” da sobremesa.

Reconhecimento

São ao todo nove unidades na cidade: São Pedro, Sion, DiamondMall, Buritis, Jardim Canadá, Pampulha, Pátio Savassi, Castelo e Serra; sendo que os empresários abrirão mais duas unidades nos bairros Luxemburgo e Cidade Nova. Para Poni, o fato de o Verdemar ser reconhecido como o melhor supermercado de Belo Horizonte, é porque eles estão no caminho certo. “A gente quer melhorar, a gente quer trazer mais coisas boas para o belo-horizontino. Afinal, somos uma empresa nascida e criada em Belo Horizonte, então a gente tem esse orgulho e esse prazer de ter esse reconhecimento”, conclui.

2º Prêmio Melhores de BH
Promovido pelo Bhaz, o 2º Prêmio Melhores de BH elegeu os melhores estabelecimentos em 16 categorias. No início, 24 personalidades de Belo Horizonte fizeram indicações de estabelecimentos e lugares que consideravam os melhores na capital. Em seguida, os cinco mais indicados de cada categoria foram para voto do público. Durante dois meses, o público votou e, na categoria de Melhor Supermercado, o Verdemar foi o vencedor.
