Minas distribui dois novos lotes da vacina contra Covid nesta sexta

distribuição de vacinas
Imunizantes começaram a ser distribuídos nesta manhã (Fábio Marchetto/Imprensa MG)

Governo de Minas distribui, nesta sexta-feira (11), os 23º e 24º lotes de vacinas contra a Covid-19 para as 28 Unidades Regionais de Saúde. Ao todo, são 600.260 doses – sendo 362.750 da AstraZeneca e 237.510 da Pfizer.

Os imunizantes começaram a ser entregues nesta manhã, por volta das 8h, por via terrestre. Conforme a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), as vacinas da Pfizer são destinados a pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, deficientes permanentes, trabalhadores da educação do ensino básico, forças de segurança e salvamento e forças armadas, além de trabalhadores do transporte aéreo.

Já as vacinas da AstraZeneca que chegaram nesta sexta também serão direcionadas ao mesmo público. No caso desses imunizantes, no entanto, a aplicação não pode ser feita em grávidas e puérperas, aquelas que acabaram der dar à luz, conforme recomendação das autoridades de saúde.

Mais medicamentos

Ainda nessa quinta-feira (10), a SES-MG também disponibilizou mais medicamentos para pelo menos 79 hospitais que estavam com níveis de disponibilidade considerados críticos. Nesta semana, as instituições podem retirar insumos essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da Covid-19 no almoxarifado da secretaria.

Os itens adquiridos pelo estado são suficientes para cobertura de três dias. Estão disponíveis 74.250 unidades do remédio diazepam. 

A SES-MG informa que todas as 14 macrorregiões do estado irão receber os insumos em 70 cidades. Na macro Centro serão 14 hospitais; na Sul, 13; na Norte e Oeste, oito; na Centro-Sul, seis; na Sudeste, cinco; nas macros Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul, quatro; Leste, Leste do Sul e Nordeste, três; e nas macros Jequitinhonha e Vale do Aço, duas unidades hospitalares.

Giovanna Fávero
Giovanna Fáverogiovanna.favero@bhaz.com.br

Repórter no BHAZ desde outubro de 2019. Jornalista graduada pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e com atuação focada nas editorias de Cidades, Guia e Cultura.

Comentários