Motoristas de app fazem ‘Carreata pela Vida’ pedindo mais segurança

carreata pela vida
Ato teve início na Praça do Papa (Antônio Ramos/Arquivo pessoal)

Motoristas de aplicativos de transporte realizam, nesta terça-feira (5), manifestação reivindicando mais segurança para a categoria. O ato Carreata pela Vida acontece após Anderson Coelho Alves, de 27 anos, ser morto com requintes de crueldade e ter o corpo abandonado em uma mata em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. A manifestação saiu da Praça do Papa com destino a Cidade Administrativa.

O ato é convocado pela Frente de Apoio Nacional dos Motoristas Autônomos. “Chega de perdemos nossos parceiros para vagabundos! Queremos voltar para nossas famílias”, diz a publicação que circulou pelas redes sociais. A categoria convocou todos os motoristas para participar do ato. “Não vamos mais permitir que mortes como de nossa colega [Anderson] seja em vão. A mudança começa pela nossa união”.

A carreata saiu da Praça do Papa, às 10h, e teve como rota a rua Espírito Santo, Complexo da Lagoinha, avenida Cristiano Machado, MG-10 até chegar a Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais.

Chega de perdermos nossos parceiros para vagabundos! Queremos voltar pras nossas famílias! #fanma_br #SuaVozNossaLuta #pmmg #segurancapublica #uber_br #voude99 #zema #governomg

Publicado por FANMA – Frente de Apoio Nacional dos Motoristas Autônomos em Segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Insegurança

Há cinco anos Antônio Ramos trabalha como motorista de aplicativo e conta ao BHAZ que já passou por momentos de apuros. O condutor participa da carreata de hoje e detalha uma das reivindicações da categoria. “Queremos que a PM faça blitz, principalmente na parte da noite, com os motoristas de aplicativo. Seria uma forma de inibir a atuação dos criminosos”, diz.

Ramos relembra que algo parecido era realizado com os taxistas da capital mineira. “Uma blitz da polícia com os motoristas de app ia nos ajudar bem, pois tanto o condutor, como o passageiros seriam vistoriados”. A categoria, segundo o motorista, também vem cobrando as empresas para reforçar a segurança.

“Nós sempre temos que tirar selfie e mandar para as empresas pra mostrar que estamos online. Queremos que o usuário também tenha que mandar uma foto, assim que solicita a corrida. Também queremos lutar pelo fim da solicitação de viagem para terceiros, pois na maioria destes casos que acontecem os assaltos”.

Momentos de pânico

Ramos relembra que há dois anos foi vítima de assalto no mesmo lugar onde Anderson foi morto. “Foi exatamente no mesmo local onde o nosso companheiro foi cruelmente assassinado. Estava trabalhando e quase me mataram. Fui enforcado e apontaram arma na minha cabeça”, conta.

Diante da insegurança, Ramos diz como é trabalhar nestas condições. “Eu oro a Deus pedindo a proteção. A gente sai de casa com a sensação: ‘Estou indo, mas não sei se vou voltar'”.

Empresas

A Uber informou ao BHAZ que trata a segurança como “prioridade” na empresa e que “está sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da sua plataforma a mais segura possível, de uma forma escalável”. A empresa disse que foi introduzida uma checagem de documentos dos usuários e que isso é “algo inédito nas alternativas de mobilidade urbana”.

“Com isso, usuários que optarem por pagar sua primeira viagem em dinheiro, sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito), precisarão fornecer um documento de identidade, como RG ou CNH. A tecnologia já é utilizada pela Uber em países como Chile, México e Argentina”, diz em um dos trechos da nota que pode ser lida na íntegra abaixo.

A 99, por sua vez, disse que “está aberta ao diálogo com motoristas e poder público para construir soluções benéficas que aumentem a segurança dos usuários em Minas Gerais”. “Só no ano passado, a 99 investiu R$ 35 milhões em sistemas preventivos, ferramentas de proteção e atendimento imediato”, informou.

A empresa também destacou outras maneiras de garantir uma viagem segura. “Como formas de prevenção antes das chamadas, a companhia mostra aos motoristas informações sobre o destino final, a nota do passageiro e se ele é frequente – além de exigir que todos os passageiros incluam CPF ou cartão de crédito. Durante o trajeto, utiliza também ferramentas como câmeras de segurança”.

“A 99 é o único app a oferecer esse tipo de serviço e Belo Horizonte foi umas das primeiras cidades a receber o dispositivo”, afirmou na nota que pode ser lida abaixo.

Nota da Uber na íntegra

“Segurança é prioridade para a Uber e a empresa está sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da sua plataforma a mais segura possível, de uma forma escalável. Foi anunciada recentemente a introdução da checagem de documentos de usuários – algo inédito nas alternativas de mobilidade urbana. Com isso, usuários que optarem por pagar sua primeira viagem em dinheiro, sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito), precisarão fornecer um documento de identidade, como RG ou CNH. A tecnologia já é utilizada pela Uber em países como Chile, México e Argentina.

A medida vem se somar ao que o aplicativo já exige hoje do usuário que quiser pagar somente em dinheiro: que insira o CPF e data de nascimento, dados que são checados na base de dados do Serasa. A ferramenta que faz essa verificação, denominada U-Check, foi anunciada em 2019, como primeiro projeto entregue pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico instalado pela Uber em São Paulo – o primeiro do gênero instalado pela empresa na América Latina, com foco em segurança. 

A informação sobre essa opção de pagamento também é exibida na tela do aplicativo de quem está atrás do volante antes que o usuário entre no carro, assim como a região do destino final e a nota do usuário no aplicativo. 

Além disso, a Uber utiliza no Brasil o recurso de machine learning. Esta ferramenta usa algoritmos que aprendem de forma automatizada a partir dos dados históricos de viagem e bloqueia aquelas consideradas potencialmente mais arriscadas, a menos que o usuário forneça detalhes adicionais de identificação.

O aplicativo da Uber permite ainda que solicitações de viagens sejam canceladas por motoristas parceiros sinalizando motivo de segurança sempre que não se sentirem confortáveis.

Além dos recursos já mencionados para segurança do motorista antes mesmo dele pegar o usuário, hoje uma viagem pelo aplicativo já inclui outras ferramentas de segurança durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros. 

Durante

Caso aconteça uma parada longa e não prevista na rota ou se a viagem terminar fora do destino planejado, a Uber pode iniciar uma checagem e enviar uma mensagem para o motorista parceiro e o usuário perguntando se é necessário algum suporte e direcionando-o às ferramentas de segurança. 

Desde 2018, tanto o aplicativo do usuário quanto dos motoristas parceiros foram atualizados com o lançamento do botão Recursos de Segurança, que reúne todas as funções de segurança da plataforma. Assim, ao longo do trajeto, usuários e motoristas parceiros podem compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem desejarem. O recurso também oferece a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. 

Por meio desse botão também possível acionar o recurso de gravação de áudio. Tanto o usuário quanto o motorista parceiro, têm a opção de relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação de áudio. O áudio permanece criptografado e armazenado diretamente no dispositivo de quem fez a gravação. A Uber só poderá acessá-lo se for compartilhado como parte do relato. 

Depois

Usuários e motoristas podem e devem avaliar um ao outro depois de cada viagem, de forma anônima. Uma equipe monitora essas informações e pode banir da plataforma usuários ou motoristas que tiverem uma média baixa de avaliações ou conduta que viole os termos e condições de uso ou o código de conduta da comunidade, como por exemplo, comportamento inapropriado ou perigoso. 

Os motoristas parceiros contam ainda com um número de telefone 0800 para registrar casos de emergência e solicitar apoio da Uber depois que tiverem comunicado às autoridades e estiverem em segurança. O time de suporte está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana pelo aplicativo e analisa caso a caso cada registro“.

Nota da 99 na íntegra

“A 99 informa que sempre está aberta ao diálogo com motoristas e poder público para construir soluções benéficas que aumentem a segurança dos usuários em Minas Gerais. Só no ano passado, a 99 investiu R$ 35 milhões em sistemas preventivos, ferramentas de proteção e atendimento imediato. Tais esforços trouxeram resultados concretos: reduzimos 8% das ocorrências graves registradas na plataforma de janeiro a setembro, em Minas Gerais.

Como formas de prevenção antes das chamadas, a companhia mostra aos motoristas informações sobre o destino final, a nota do passageiro e se ele é frequente – além de exigir que todos os passageiros incluam CPF ou cartão de crédito. Durante o trajeto, utiliza também ferramentas como câmeras de segurança. A 99 é o único app a oferecer esse tipo de serviço e Belo Horizonte foi umas das primeiras cidades a receber o dispositivo. Além disso, disponibiliza a opção de gravar áudio, monitoramento da corrida via GPS, compartilhamento de rotas com parentes e amigos e um botão para ligar direto para a polícia. Depois das viagens, existe um recurso que permite bloquear o passageiro caso o motorista não queira se conectar com ele novamente em viagens futuras. Em caso de emergência contra os motoristas parceiros, uma central telefônica funciona 24h e oferece apoio imediato no 0800-888-8999″.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

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